A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), deu início a um processo estratégico para a melhoria da segurança e qualidade de seus serviços, adotado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Este processo representa um avanço significativo para a instituição, que desde sua inauguração, tem se dedicado à prestação de serviços de qualidade nas áreas materno e infantil.
Nesta semana, a consultora de Gestão em Saúde, Clara Takeno, está na unidade realizando uma visita situacional e uma análise detalhada dos processos em todas as áreas da instituição. O foco da visita é avaliar o alinhamento dos setores aos requisitos da metodologia da ONA, um padrão reconhecido nacionalmente por promover a segurança do paciente, a humanização do atendimento e a eficiência na gestão hospitalar.
"Este primeiro momento é de sensibilização junto aos gestores e profissionais, dando início à implementação da metodologia. Estamos realizando uma visita situacional, passando por todas as unidades, para avaliar os processos em cada setor alinhando aos requisitos da ONA", explicou a consultora em Gestão de Saúde.
A visita situacional envolve não apenas a análise de documentos e normas técnicas, mas também a observação do dia a dia da instituição, desde os setores administrativos até as áreas de apoio e atenção direta ao paciente. Com isso, a maternidade busca compreender as áreas que precisam de melhorias, visando preparar a equipe para a adoção de práticas padronizadas e seguras, conforme os critérios estabelecidos pela ONA.
"Esta semana marca o início oficial da nossa caminhada rumo à Acreditação ONA. Seguiremos o manual da Organização para realizar uma avaliação completa de nossos serviços, envolvendo todos os profissionais, independentemente do nível hierárquico, identificando os pontos fortes e pontos de melhoria”, destacou Bruna Mazzulo, gerente de Gestão da Qualidade da Associação Reabilitar.
Com essa etapa inicial da visita situacional, a NMDER se aproxima da acreditação, consolidando seu compromisso com a excelência na saúde pública. O processo será longo, com diversas etapas de avaliação e melhoria, mas o resultado será um sistema de saúde mais eficiente, seguro e humanizado para todos os seus usuários.
"A ONA traz melhorias nos nossos processos, com mais segurança na assistência e humanização, além de um ambiente de trabalho melhor para os colaboradores. O principal benefício é a segurança, tanto para o paciente quanto para o colaborador. Vamos padronizar os processos, divulgar e treinar a equipe, buscando sempre uma assistência de qualidade e melhores resultados", afirmou Liceana Pádua, superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar.