A Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizou, nesta terça-feira (17), mais uma ação da Campanha Doação de Sangue dos Fazendários, que visa incentivar os servidores e colaboradores do órgão a serem doadores do banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).
A auxiliar administrativa do Gabinete da Sefaz, Nayara Cristina, está participando da campanha pela primeira vez. Ela relata que foi motivada a doar por já ter casos na família, de precisar da doação de sangue, e ainda por conta do exemplo do próprio irmão, que já é doador. “Inclusive, na semana passada, um amigo precisou de doação de sangue. E também senti, por meio do incentivo do meu irmão de doar, a necessidade de começar também a fazer parte dessa campanha para salvar vidas”, afirma a servidora.
A campanha é desenvolvida há três anos e, nesse período, alcançou uma média de 250 doadores. O objetivo é estimular os servidores e colaboradores do órgão a doarem sangue, uma vez que, além de ser uma atitude nobre e solidária, o ato de doar sangue desempenha um papel essencial na preservação da saúde e na sobrevivência de inúmeras pessoas.
Segundo a analista de processos da Diretoria da Unidade de Gestão, Inovação e Transformação Organizacional (Unigest), Noemi Neris, a campanha é muito importante porque salva vidas. “Vai além da nossa ação, quantas vidas podem ser alcançadas por meio da nossa doação. E o que a gente espera, por meio desse gesto, é que possamos estar alcançando e salvando outras vidas”, enfatiza a servidora que participa da campanha pela segunda vez.
Visando incentivar que a cada ano mais doadores integrem a ação para que mais vidas sejam salvas, a Sefaz lançou uma portaria que flexibiliza as folgas para doadores de sangue. Dessa forma, o órgão pode contribuir para aumentar o banco de sangue do Hemopi, que sofreu uma brusca redução desde a pandemia.