O governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, reuniram-se, nesta terça-feira (17), no Palácio de Karnak, com alguns dos estudantes e professores da rede pública estadual de ensino que irão viajar, na sexta-feira (20), para intercâmbio internacional nos Estados Unidos. No total, 28 alunos e seis professores ficarão 30 dias no país norte-americano.
Durante o encontro, os estudantes receberam o kit Seduckathon, que inclui notebook, mala de viagem, moleton, calça, estojo, pochete, caderno, lápis, caneta e quatro camisas. A todos os intercambistas será disponibilizada, ainda, uma cota de 300 dólares para despesas pessoais.
O governador destacou a emoção, relembrando que já teve, enquanto estudante, a oportunidade de representar o Piauí em competições internacionais. “Ver os nossos alunos da rede pública estadual felizes em fazer um intercâmbio internacional é realmente gratificante. Será uma oportunidade ímpar para eles aprenderem programação, tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas em uma das melhores escolas da área em nível médio nos Estados Unidos”, disse Rafael Fonteles.
O secretário da Educação destacou os impactos de um intercâmbio internacional na vida de um estudante. “Além de todo o aprendizado na área de inovação e tecnologia, eles terão mais contato com a língua inglesa e a cultura estadunidense, além de conhecer pessoas de todo o mundo e trocar experiências. Eles voltarão de lá cidadãos melhores, com visão de mundo mais ampla, podendo aplicar as experiências aprendidas lá, aqui no Piauí, ajudando a desenvolver ainda mais o nosso estado”, afirmou Washington Bandeira.
O intercâmbio incluirá atividades educacionais na Worcester Technical High School, visitas à Universidade de Harvard, à sede da Google e ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de atividades culturais. Os estudantes também terão a oportunidade de assistir a um jogo do Boston Red Sox (time americano profissional de beisebol), conhecer parques e explorar outras atividades da cultura americana.
O estudante William Rafael, do segundo ano do ensino médio no Premen Norte, em Teresina, destacou que será uma honra representar o Piauí nos EUA e afirmou que a possibilidade de intercâmbio estimula a todos os alunos. “O que tenho percebido é que novas oportunidades têm surgido para os estudantes do Piauí. Sempre sonhei com isso, mas não sabia como e se seria possível. São oportunidades que estimulam a todos os alunos, que passam a acreditar, perceber a viabilidade e se dedicam mais”, finalizou o intercambista.
1 / 34