Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizaram, na manhã desta quinta-feira (10), supervisões técnicas nas unidades prisionais do município de Altos. A atividade contou com a presença de membros do Grupo Condutor da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Privada de Liberdade (PNAISP), representados por áreas técnicas da Sesapi e instituições parceiras, como COSEMS, Sejus, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado.
As supervisões ocorrem na Colônia Agrícola Major César de Oliveira, Cadeia Pública de Altos e Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis. O objetivo é monitorar e avaliar os processos de trabalho envolvendo a saúde da população privada de liberdade, identificando pontos de melhoria que podem ser trabalhados junto aos serviços prestados, bem como ofertar apoio técnico a trabalhadores e gestores que atuam nos serviços da área de saúde nas unidades prisionais.
"A supervisão técnica tem o objetivo de fortalecer os processos de trabalho realizados pelas equipes PNAISP, além de promover a qualificação do cuidado direcionado à população privada de liberdade, uma vez que o estado é responsável pelo serviço e precisa ofertar uma assistência de qualidade", declara Virgínia Pinheiro, coordenadora de Atenção Primária à Saúde.
Nos meses de outubro e novembro, o grupo realizará supervisões nas unidades prisionais de Campo Maior e Picos. "Nosso objetivo é ofertar apoio técnico e avaliar os processos de trabalho desenvolvidos pelas equipes da PNAISP, bem como qualificar o cuidado direcionado à população privada de liberdade", fala Virgínia Pinheiro.