"From Piauí to Massachusetts”. A mensagem no telão do auditório da escola Worcester Technical High School carrega em seu significado a incrível jornada de 28 estudantes e seis professores da rede estadual de ensino que concluíram, nessa quinta-feira (17), a formação nas melhores escolas técnicas dos Estados Unidos.
A cerimônia de encerramento do intercâmbio e formatura marca a conclusão de um ciclo para os estudantes vencedores da 1ª edição do Seduckathon após o intercâmbio educacional na Worcester Technical High School e na Framingham High School.
O governador Rafael Fonteles e o secretário Washington Bandeira participaram, por videoconferência, da cerimônia de formatura enquanto acompanham outros intercambistas na Korea Vocational College of Information and Technology em Seul, na Coreia do Sul.
As instituições referência no ensino de Tecnologia nos Estados Unidos acolheram, nos últimos 30 dias, os alunos dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Maria da Conceição Salomé e Ceti Premen Norte, de Teresina; Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves; Liceu Parnaibano, de Parnaíba; Ceti Raimundo Pessoa, de Paulistana; e Ceti Paulo Freire, de Guaribas.
A emoção na formatura dos intercambistas foi ampliada para quatro estudantes e professores que foram laureados com o certificado Examplary Effort pelo desempenho acadêmico ao longo do curso.
Os alunos Lanna Grazielly Martins Bastos do Nascimento, do Ceti Liceu Parnaibano; Kaynan Ribeiro da Silveira, do Ceti Paulo Freire; Willian Rafael Nascimento, do Ceep Pref. João Mendes O. de Melo e Emily Maiane de Carvalho Damazio, do Ceti Paulistana, foram reconhecidos pela dedicação nas atividades orientadas pelas escolas Worcester Tech e Framingham.
“No intercâmbio descobri áreas em que posso me aprimorar que eu não imaginava dominar, como no designer. Espero poder compartilhar todo este conhecimento que adquiri em Worcester”, comentou Emily.
Outro agraciado foi o aluno Willian Nascimento. “Fiz muitos amigos, diversas conexões com os alunos e professores em todas as atividades. Andei pelos shoppings fazendo questão de me conectar com todos”, declarou o jovem. A aluna Lanna Martins celebrou a conquista. “Este foi um mês incrível nos Estados Unidos. Sinto que eles me potencializaram e agradeço a todos que fizeram parte deste momento. Quero mostrar no Piauí o quanto sonhar faz parte da conquista”, afirmou.
“Nossos alunos e professores do Piauí mostraram gratidão, apreciação, profissionalismo e, acima de tudo, uma vontade de aprender de uma forma intensa. Vamos sentir falta deles nos nossos corredores”, contou o diretor da Worcester Technical High School, Drew Weymouth.
Durante a jornada de imersão acadêmica nos Estados Unidos os estudantes e professores Seduc participaram de cursos conhecidos como "shops", que combinam teoria e prática. Além das oficinas para alunos, os professores tiveram momentos no intercâmbio educacional dedicados a aprimorar as suas práticas em sala de aula.
Os intercambistas tiveram contato com o ensino de Inteligência Artificial nas tecnologias da informação, finanças e marketing, robótica e desenvolvimento de sistemas.
“Hoje celebramos um momento especial na vida dos estudantes da Seduc. Eles vivenciaram uma verdadeira transformação com aulas de Programação, Robótica e Ferramentas de Inteligência Artificial, ou seja, adquiriram experiências internacionais no Ensino Técnico e a troca cultural que irá impactar em seus futuros profissionais”, celebrou o secretário Washington Bandeira.