O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, foi um dos homenageados com a Outorga da Ordem do Mérito Renascença, em cerimônia que ocorreu neste sábado (19), em alusão ao Dia do Piauí. A condecoração, entregue pelo governador Rafael Fonteles, reconheceu os esforços de Bandeira na transformação da educação no estado em menos de dois anos de gestão, marcada por inovações e resultados expressivos.
Desde que assumiu a pasta, Washington Bandeira tem implementado uma gestão acelerada e baseada em dados e evidências, alinhando-se ao plano de governo do governador Rafael Fonteles. Um dos principais avanços é a universalização do Tempo Integral nas escolas de Ensino Médio, que saltou de 96 unidades em 2022 para 351 em 2024. Essa iniciativa tem sido crucial para elevar a qualidade do ensino no Piauí.
Os resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) são um reflexo desse trabalho. Sob a liderança de Bandeira, o Ensino Médio do Piauí alcançou o primeiro lugar no Nordeste e o quarto melhor desempenho do Brasil. Além disso, a modernização das escolas é uma prioridade; já foram reformadas mais de 308 unidades, que agora contam com laboratórios de informática, ciências e tecnologia, além de salas de aula modernas, bibliotecas e quadras poliesportivas, com 269 outras em processo de reforma.
Outro marco significativo é a implementação da disciplina de Inteligência Artificial no currículo das escolas estaduais, tornando o Piauí o primeiro território nas Américas a adotar essa matéria na educação básica. Reconhecida pela UNESCO, a iniciativa já envolveu mais de 120 mil estudantes, sendo obrigatória a partir do 9º ano do ensino fundamental até o ensino médio.
Washington Bandeira também tem promovido cursos técnicos na área de tecnologia da informação por meio do programa Seduc TEC, que inclui formações em desenvolvimento de sistemas com ênfase em inteligência artificial, programação de jogos digitais, marketing digital e energias renováveis. Com isso, mais de 25 mil estudantes foram impactados em escolas de norte a sul do Piauí.
A expansão do ensino de robótica é outra contribuição significativa, impactando 15 mil estudantes e envolvendo 100 escolas. O projeto é desenvolvido em parceria com a TRON, que, além de fornecer todo o material didático, está capacitando os professores que ministrarão as aulas. Em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), as escolas passaram a oferecer a disciplina de empreendedorismo com foco no mercado digital e startups. A educação financeira também é outra aposta da gestão, para que os jovens piauienses tenham mais e melhores oportunidades no futuro.
Além das inovações curriculares, a competição Seduckathon se destacou como a maior competição tecnológica do Piauí, com 1.500 inscritos e a formação de 30 equipes. Os projetos inovadores desenvolvidos sob a orientação de professores resultaram em 10 equipes, formadas por 48 estudantes e 10 professores, premiadas com intercâmbios educacionais em instituições como Worcester Technical High School e Framingham High School, nos Estados Unidos, e Korea Vocational College of Information and Technology, na Coreia do Sul.
A aprendizagem de línguas também ganhou destaque com o programa Seduc English, que oferece aulas on-line de inglês e utiliza inteligência artificial para aprimorar a conversação dos alunos. Além disso, a plataforma "Clube de Leitura" disponibiliza um acervo digital de livros e apostilas, com o apoio da Verisoft e do Google.
A gestão também aposta em bolsas de estudo para reduzir os índices de evasão escolar e abandono. Com esse foco, Bandeira criou programas como o Seduc Olímpica, que tem incentivado os estudantes da rede a participarem de Olimpíadas do Conhecimento promovidas pela Seduc, nacionais e internacionais. Todos os medalhistas recebem bolsas no valor de R$ 300,00 por seis meses. O programa Oportunidade Jovem também garante bolsa aos estudantes que são monitores de Língua Portuguesa e Matemática, além daqueles que fazem cursos técnicos e precisam realizar o Estágio Curricular Obrigatório que, nesta gestão, passou a ser remunerado.
Para o governador Rafael Fonteles, a Medalha da Ordem do Mérito Renascença é um reconhecimento justo às ações transformadoras que Washington Bandeira tem se dedicado para elevar a Educação no Piauí a novos patamares. “Washington abraçou a vida pública inicialmente como magistrado, que já é uma baita missão pública. Mas queria fazer mais, queria impactar mais gente. Aí embarcou nesse nosso sonho de governar o Piauí e transformá-lo mais ainda, de forma mais acelerada”, pontuou.
Membro da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, o secretário Washington Bandeira discursou durante a solenidade, representando todas as personalidades homenageadas. Ele agradeceu aos familiares, amigos e destacou, em especial, o trabalho realizado por todos os profissionais da Secretaria de Estado da Educação. “Eu faço questão de dedicar a todo o time da Secretaria da Educação, que vem junto conosco realizando esse grande choque educacional e tecnológico que já está rendendo os seus frutos para os jovens do Piauí, garantindo mais e melhores oportunidades e contribuindo com o desenvolvimento ainda mais sólido do nosso estado”, declarou o gestor, agora comendador do estado do Piauí.