O governador Rafael Fonteles entregou, nesta terça-feira (29), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Áurea Freire, no bairro Saci, zona sul de Teresina. O colégio tem hoje mais de 300 alunos matriculados e passará a oferecer o ensino de tempo integral a partir de 2025.
O investimento foi de mais de R$ 2,8 milhões nas obras e na aquisição de materiais e novos equipamentos, preparando a unidade para a modalidade de tempo integral no próximo ano. “Isso requer, portanto, uma infraestrutura física e tecnológica muito melhor, garantindo condições para que os alunos aprendam mais e os professores e servidores em geral possam trabalhar melhor”, destaca o governador Rafael Fonteles.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, afirmou que o investimento faz parte do programa Moderniza Seduc, que objetiva oferecer aos estudantes as condições adequadas para o ensino de tempo integral. “Estamos com um volume grande de reformas em todo o Piauí, são mais de 300 escolas atualmente sendo reformadas, só em Teresina são mais de 60 escolas em reforma, ampliação e climatização”, disse o gestor.
Atualmente, o Ceti Professora Áurea Freire possui 324 alunos do ensino fundamental maior, ensino médio (1ª e 2º ano), educação de jovens e adultos (EJA) normal e EJA Tech.
Com a reforma, a escola ganhou espaços modernos e climatizados, novas salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e de ciências, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório, Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltada para alunos especiais, além de Sala de Mediação Tecnológica.
Educação profissional e técnica
A partir de 2025, o Ceti terá também cursos na área de tecnologia, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos, marketing digital, além da disciplina de inteligência artificial, de empreendedorismo, em parceria com a melhor universidade do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
1 / 29