20°C 40°C
Piripiri, PI
Publicidade

Estudantes piauienses são medalhistas na Olimpíada Nacional Feminina de Química - QuiMeninas 2024

A QuiMeninas, iniciativa vinculada ao Programa Nacional das Olimpíadas de Química, tem como objetivo incentivar a participação feminina em competiç...

29/10/2024 às 17h38
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Cinco estudantes piauienses se destacaram na Olimpíada Nacional Feminina de Química - QuiMeninas 2024, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze. A competição é destinada a alunas do 9° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio.

Foram medalhistas de ouro Daylany Leal, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Sebastião de Sousa, em Belém do Piauí, e Sháylla Rafaela Ribeiro Castro, Estudante da 1ª série do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Gayoso e Almendra, no município de Batalha.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Lanna Rebeca Araújo Castro, aluna da 2ª série do Ceti Augustinho Brandão, em Cocal do Alves, conquistou a medalha de prata, enquanto as alunas Kailany Macedo Ribeiro, também aluna do Ceti Sebastião de Sousa, em Belém do Piauí, e Andreya Miranda de Sales, do 9º ano do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Doroteu Sertão, no município de Joaquim Pires, garantiram medalhas de bronze.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A QuiMeninas, iniciativa vinculada ao Programa Nacional das Olimpíadas de Química, tem como objetivo incentivar a participação feminina em competições científicas, criar um ambiente mais acolhedor para alunas interessadas na disciplina e fortalecer o vínculo entre meninas, buscando transformar padrões de influência, estimular a liderança e promover a equidade de gênero.

A prova, realizada on-line, contou com 25 questões de múltipla escolha que deveriam ser respondidas em duas horas.

A medalhista de ouro Daylany Leal explica que sempre teve afinidade com a disciplina de Ciências e que, ao ingressar no Ensino Médio, a Química tornou-se a matéria com a qual mais se identifica. Como uma das meninas do Nordeste a ganhar o ouro na QuiMeninas, Daylany espera inspirar outras garotas.

“Essa conquista foi um marco para mim e para a escola. Representa minha dedicação aos estudos e mostra o potencial que as meninas têm em uma área muitas vezes subestimada. Além de mim, outra estudante da minha escola, a Kailany, foi medalhista, com bronze, e ela se esforçou muito”, disse.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, a QuiMeninas celebra o talento, a dedicação e a excelência das jovens estudantes. O gestor parabenizou as alunas pela conquista e destacou o trabalho do Seduc Olímpica, que tem incentivado a participação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino do Piauí em olimpíadas do conhecimento.

“É uma grande alegria ver que o esforço dessas meninas está rendendo excelentes resultados. O foco da QuiMeninas é incentivar as estudantes, apresentando novas oportunidades nas Universidades e Áreas de Ciências e Tecnologia. O Seduc Olímpica tem desempenhado um papel importante em motivar os alunos e alunas a participarem de projetos como este. Parabéns a todas as competidoras pelo desempenho”, comentou Bandeira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade