O evento oferecerá uma série de serviços de saúde gratuitos e atividades culturais, com destaque para a apresentação da Banda 16 de Agosto. A programação conta ainda, com terapias comunitárias e integrativas, como auriculoterapia, massagem capilar e rodas integrativas, promovidas pela Diretoria de Saúde Mental e pela Gerência de Atenção Primária.
A população poderá realizar aferição de pressão arterial e glicemia, além de consultas virtuais com clínico geral e urologista, ofertadas pela Diretoria de Saúde Digital, que também orientará sobre o uso do aplicativo Piauí Saúde Digital. Será possível ainda, realizar testes rápidos para ISTs, com destaque para sífilis, HIV e hepatites B e C, coordenados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA).
Outros serviços oferecidos incluirão vacinação, teste para Covid-19, autoteste para HIV e orientações sobre o tratamento do tabagismo, com apoio do Hospital do Parque Piauí. O Hemopi participará com orientações sobre doação de sangue e cadastro de medula óssea, enquanto o Sesc Ilhotas promoverá atividades de saúde bucal, com distribuição de kits odontológicos. Além disso, o Laboratório de Dengue estará presente com ações de prevenção e combate à doença.
Luciana Sena, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Sesapi, destaca a importância do evento para sensibilizar a população masculina sobre a saúde preventiva e o autocuidado.
"O Novembro Azul é um momento especial para reforçarmos que a saúde do homem vai além da prevenção do câncer de próstata. Estamos trabalhando para levar informações, serviços e apoio a quem mais precisa, ampliando o acesso a cuidados que ajudam a prevenir e tratar diversas doenças. Esse evento é um convite para que todos se aproximem dos serviços de saúde e aproveitem as atividades que preparamos com muita atenção e cuidado", afirma.
Como parte das comemorações do Novembro Azul, o Palácio de Karnak, sede do Governo Estadual, será iluminado de azul. O evento também incluirá ações do programa ‘Minutos pela Vida’.