A Companhia Administradora da ZPE Piauí iniciou o mês de novembro com um volume de 462 toneladas de cera de carnaúba produzida e exportada neste ano pela indústria Agrocera para diversas regiões do mundo.
“Este resultado, de janeiro ao início de novembro de 2024, é uma prova concreta de que a ZPE Piauí está se consolidando como um hub global de excelência, e a exportação de cera de carnaúba é apenas o começo de um futuro promissor para a economia do nosso estado", celebrou Álvaro Nolleto, presidente da ZPE Piauí.
Desde a conclusão do seu processo de alfandegamento e início das operações de embarque e desembarque aduaneiro, a Área de Despacho Aduaneiro da ZPE Piauí já enviou produtos industrializados para países como Espanha, Estados Unidos, China, Itália, Alemanha, Japão, Cingapura, Venezuela, Reino Unido, Holanda e Bélgica. No movimento de importações, a ZPE registrou negócios com a China, especialmente na aquisição de máquinas e insumos industriais.
O Governo do Estado e a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), responsáveis pela implantação de projetos de desenvolvimento econômico, estimam para 2025 um grande avanço na infraestrutura de produção, em razão da instalação dos cinco projetos industriais já autorizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da perspectiva de aprovação de pelo menos outros sete projetos que estão em análise no Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), em Brasília.