O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi agraciado com a certificação Angels Award status Diamond. O prêmio é um dos maiores reconhecimentos internacionais para hospitais que se destacam na qualidade do atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). A certificação, que celebra instituições que oferecem tratamento ágil e eficaz para esta condição crítica, reforça o papel do HGV como referência em saúde pública. No ano passado, a unidade de saúde já havia recebido a premiação no status "Platinum”
Para a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, o prêmio reconhece o empenho do HGV em seguir rigorosos protocolos médicos, investir em tecnologias avançadas e promover a capacitação contínua de sua equipe multidisciplinar.
"O hospital tem se destacado pelo tratamento e atendimento ágil entre o início dos sintomas do AVC e o início do tratamento, fator crucial para minimizar danos cerebrais e aumentar as chances de recuperação dos pacientes. Esse trabalho reflete uma atuação coordenada e eficiente, onde cada segundo conta para salvar vidas", destaca a gestora.
O HGV é referência no tratamento ao AVC e dispõe de uma unidade voltada exclusivamente para tratamento da doença. É a primeira do setor público especializada no tratamento de pacientes vítimas de AVC tipo III do estado. São 10 leitos e uma equipe especializada composta por neurologistas, clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de acidente vascular cerebral já existentes e auxiliar na implementação de novos centros.
"Essa premiação destaca o comprometimento da equipe multiprofissional e a qualidade dos serviços prestados no tratamento do AVC”, disse o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
O programa classifica os hospitais como prontos para o atendimento do AVC – quando tem a estrutura mínima e monitora os dados – e aqueles com melhores desempenhos são classificados em ouro, platina e diamante. Estes hospitais recebem certificados e são reconhecidos nos grandes congressos nacionais e internacionais.
Para a supervisora de enfermagem da Unidade de AVC do Hospital Getúlio Vargas, Rita Flávia, o reconhecimento vem validar o trabalho da equipe do HGV. "O Prêmio Diamond ressalta o impacto positivo do hospital junto aos pacientes que podem contar com um atendimento humanizado e de alto padrão para casos de AVC. A conquista coloca o HGV em evidência no cenário internacional, reafirmando seu compromisso com a excelência no serviço público de saúde e consolidando sua reputação como um modelo de qualidade no tratamento de AVC, tanto no Brasil quanto fora dele", explica a enfermeira.