O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto, e a primeira-dama e coordenadora do programa Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, entregaram, nesta quinta-feira (28), certificados de formação a 50 brinquedistas, profissionais encarregados de organizar brinquedotecas e coordenar as ações no interior desses locais, sejam elas em espaços escolares ou não.
O público é formado por professores do Curso de Pedagogia da Uespi, da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) e do Programa de Alfabetização na Idade Certa, além de pessoas ligadas ao Pacto pelas Crianças do Piauí e da comunidade. A solenidade foi realizada no Campus Pirajá da Uespi, zona norte de Teresina.
“É importante o profissional brinquedista presente nessas brinquedotecas para orientar as crianças a brincar. Porque brincar é coisa séria e é muito importante para o desenvolvimento físico, motor e cognitivo da criança”, disse Isabel Fonteles.
A atuação dos brinquedistas não fica restrita às brinquedotecas. Eles também podem trabalhar com brincadeiras ao ar livre e em espaços públicos. Dalva Stell, coordenadora do curso de brinquedista e diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos (DAP) da Uespi, destaca que as brincadeiras são muito importantes para as crianças. “O brincar contribui com a formação das crianças, em todos os aspectos, cognitivos, afetivos e psicomotores”, afirmou a gestora.
O reitor Evandro Alberto destacou que o curso de brinquedistas veio para cobrir a necessidade que tem de formação em vários locais que já possuem ou vão ter brinquedotecas, instaladas pelo Governo do Estado. “Temos como exemplo brinquedotecas na Maternidade Evangelina Rosa, no Hospital Regional de Picos, Casa da Mulher Brasileira e outros setores que precisarão, tanto do Estado como em municípios”, afirmou o gestor. Ele frisou ainda que haverá um nova turma, com a mesma carga horária (80 horas).
Alcina Sotero, uma das formandas, parabenizou o curso por dar "um leque de informações para engrandecer o nosso trabalho". Ela falou ainda ainda sobre a importância das brincadeiras como um dos eixos estruturais da educação infantil. "É muito importante para que a criança desenvolva por meio da ludicidade, porque no atendimento de 0 a 5 anos é importante brincar", comentou.