O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Felipe Eulálio, esteve em visita à obra da Barragem Nova Algodões, em Cocal, na terça-feira (10). Acompanhado de técnicos e engenheiros responsáveis pela execução do projeto, Eulálio observou de perto o início da construção, que é considerada uma das mais importantes para a segurança hídrica da população local.
O empreendimento está sendo construído com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e custará mais de R$ 240 milhões. A área do reservatório abrange 274,18 hectares e terá capacidade para armazenar 55,5 milhões de metros cúbicos de água, permitindo obter uma vazão de perenização do Rio Pirangi de 1.180,00 l/s durante todo o ano. Esse escoamento possibilitará o uso da água em diversas atividades, desde a agricultura e pecuária até o turismo de lazer na região.
Felipe Eulálio enfatizou a importância da Barragem Nova Algodões para o fornecimento de água e a regularização do abastecimento para os moradores. "Este é um projeto estratégico para o estado, pois vai beneficiar diretamente milhares de pessoas, garantindo acesso à água de qualidade para a população de Cocal e municípios vizinhos e irá perenizar o Rio Pirangi contribuindo também para o desenvolvimento agrícola e pecuário", afirmou o diretor-geral do Idepi.
A obra da Barragem Nova Algodões está em estágio inicial e tem prazo de conclusão de 2 anos.