A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) foi homenageada, nesta quarta-feira (18), pelo Ministério Público do Estado (MP-PI) pela colaboração com o projeto "MPPI na Garantia do Direito à Assistência Farmacêutica”, que foi o segundo colocado na categoria “Sistema de Justiça” do prêmio Justiça e Saúde 2024 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Na ocasião, a Sesapi foi representada pelo diretor da Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF), Manoel Pinheiro, que destacou a importância do projeto para melhorar tanto o fluxo e assistência farmacêutica, como ampliar o acesso da população a insumos essenciais como são os medicamentos. A meta é promover todos os serviços de saúde aos piauienses.
"É um prêmio muito importante, que torna cada vez mais relevante a necessidade de garantir o acesso da população a medicamentos essenciais em cada município. Além disso, promover a equidade desse acesso, gerenciar o abastecimento, todo o ciclo da assistência farmacêutica destes medicamentos para que seja atendido esse acesso na sua integralidade e equidade da assistência", disse o gestor.
O projeto visa melhorar a gestão da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso a medicamentos básicos por meio de fiscalizações, capacitação dos profissionais de saúde, uso do sistema Hórus, criação de relações de medicamentos, definição de fluxos de acesso, reuniões com gestores e campanhas em conformidade com a Política Nacional de Assistência Farmacêutica.