Em parceria com os Correios, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) garantiu a entrega de aproximadamente seis mil unidades de medicamentos na casa de usuários cadastrados na unidade da Farmácia do Povo de Teresina em 2024. Ao todo, foram cerca de duas mil remessas mensais realizadas nos últimos três meses do ano, beneficiando mil pacientes.
Uma das beneficiadas com a iniciativa foi Maria do Rosário, de 73 anos, que aprova a iniciativa. “Estou recebendo pela segunda vez. Foi muito bom esse projeto de entregar em casa, porque antes era muito difícil. Às vezes ia na farmácia, esperava e ainda não estava disponível, mas agora eu não preciso de me preocupar, pois recebo em casa”, destacou a aposentada.
A entrega de medicamentos em casa foi iniciada no mês de agosto. Para ter direito, o paciente precisa preencher um formulário de adesão na Farmácia do Povo (matriz), da Rua David Caldas, em Teresina. No documento, devem ser informados o nome, o número do CPF e do cartão SUS, contato telefônico e endereço para entrega.
É importante ressaltar que o serviço engloba todos os medicamentos dos protocolos do componente especializado atendidos pela Farmácia do Povo, ofertados à população tanto pelo Ministério da Saúde como pelo Governo do Estado, exceto os controlados e termolábeis, como é o caso das insulinas. Ao todo, são mais de 100 diferentes tipos de medicamentos disponibilizados.
Investimentos e ampliação
A ação integra uma série de ações implementadas pela Sesapi na Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf). Além da entrega em domicílios, a parceria com os Correios também fortaleceu a rede de assistência ao assegurar a dispensação de 100 mil unidades de medicamentos para todas as 11 unidades da Farmácia do Povo, tanto na capital como no interior do estado.
Os investimentos também possibilitaram a reforma e modernização da unidade da Farmácia do Povo em Parnaíba. As melhorias incluem nova fachada e identidade visual, facilitando a identificação do local. A unidade também ganhou novos assentos, ar-condicionado, bebedouro e recursos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
“Tivemos a atualização de todos os guias de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do componente especializado, de modo a ampliar o acesso aos medicamentos especializados. O intuito é de sempre garantir e promover, cada vez mais, a saúde da população piauiense, garantindo a equidade e a integralidade do acesso ao medicamento”, pontua Manoel Pinheiro, diretor da Duaf.
Além da entrega de medicamentos, a Farmácia do Povo oferece outros serviços à população. “Realizamos na unidade de Teresina o acompanhamento nutricional, a consulta médica e o atendimento farmacêutico clínico, com a oferta da consulta. Os demais serviços farmacêuticos clínicos também são ofertados nas outras unidades da Farmácia do Povo”, conclui o gestor.