Com o intuito de conscientizar banhistas sobre os riscos de afogamentos em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes, a Secretaria de Defesa Civil, por meio da Diretoria de Prevenção, lançou o projeto Banho Seguro, em parceria com a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI). A campanha foi estruturada em três eixos: intervenção educativa, sinalização de segurança e capacitação feita pelo CBMEPI.
O Banho Seguro foi implementado em diversos municípios, como José de Freitas, Bocaina, Paulistana, Nossa Senhora de Nazaré, Piripiri e Pedro II, com ações de conscientização e capacitação da população.
“O treinamento nos trouxe mais conhecimento e noções de segurança e primeiros socorros para que a gente esteja atento aos riscos sobre as águas. Então, quanto mais conhecimento tivermos sobre os possíveis riscos, teremos maior segurança para exercer as nossas atividades com tranquilidade e segurança”, ressalta Edvan Carvalho, que participou da capacitação realizada pelo Corpo de Bombeiros no município de José de Freitas.
Percepção e mapeamento de áreas de risco geológico
Ainda no âmbito da capacitação, a Sedec realizou o curso em “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico”, uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil. O objetivo foi difundir o conhecimento ligado à percepção e mapeamento de riscos geológicos, buscando maior compreensão dos fenômenos geradores e potencializadores de risco e fortalecendo a capacidade de gestão de riscos e resposta a desastres naturais no país.
Campanhas educativas à população
Além disso, através dos canais de comunicação, a Defesa Civil intensificou os alertas para os cuidados no período seco e de baixa umidade, com cards informativos nas redes sociais e o diálogo direto com a população, através da 2ª edição da Blitz do “B-R-O Bró”.
A intervenção educativa ocorreu na Praça João Luís Ferreira, no Centro de Teresina, com o objetivo de sensibilizar a população sobre cuidados com a saúde e orientações para este período de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Foram realizadas diversas atividades e dinâmicas junto à população, além da oferta de serviços na área da saúde e orientações de uma equipe multidisciplinar com profissionais nas áreas da segurança e meio ambiente.
Capacitação de populações ribeirinhas
Outra ação de atuação na prevenção foi voltada para as populações ribeirinhas. Por meio de um termo de cooperação em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a ação envolveu várias inovações tecnológicas, com a utilização de equipamentos como drones, GPS e pluviômetros para que a comunidade capacitada possa registrar os dados locais e, dessa forma, enviar, informar para os setores de segurança do estado, Centro de Monitoramento e Alertas Desastres Naturais Nacional (Cemadem).