21°C 22°C
Piripiri, PI
Publicidade

Governo do Piauí e Pnud publicam relatório sobre a evolução do IDH no estado nos últimos 20 anos

O Piauí se destaca como o território com o maior crescimento, sendo o único a alcançar o patamar de Alto Desenvolvimento Humano (acima de 0,710) ao...

15/01/2025 às 12h07
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Um estudo conjunto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), analisou a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Piauí entre 2000 e 2021. O estudo destaca avanços significativos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, com ênfase nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza no estado.

A pesquisa adotou uma abordagem metodológica interdisciplinar e integrada para analisar a evolução do IDH e seus componentes, como educação, saúde e renda, no estado do Piauí entre 2000 e 2024. Foram realizadas três etapas principais, que incluíram a coleta de dados secundários, análises comparativas, temporais e espaciais, além do benchmarking de políticas públicas federais e estaduais implementadas durante o período.

Os resultados mostram que o índice do Piauí aumentou de 0,480 em 2000 para 0,710 em 2020, alcançando o nível de Alto Desenvolvimento Humano. Esse progresso reflete os investimentos em educação, melhorias na saúde e na infraestrutura, além das políticas públicas inclusivas focadas na redução das desigualdades. Quando comparado a uma seleção de 23 países com níveis de desenvolvimento humano semelhantes (0,450 a 0,550) em 2000, o Piauí se destaca como o território com o maior crescimento, sendo o único a alcançar o patamar de Alto Desenvolvimento Humano (acima de 0,710) ao longo de 20 anos.

“O relatório destaca como o estado conseguiu alinhar o crescimento econômico aos princípios da Agenda 2030 e analisa a evolução do IDH no Piauí. Ele se apresenta como um guia estratégico para a formulação de futuras políticas públicas, enfatizando a importância de investimentos contínuos em áreas essenciais, como educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico”, afirma Aline Bacelar, coordenadora do escritório do Pnud no Piauí.

Para o diretor de Estudos Econômicos e Estatísticas da Seplan, Diarlison Costa, o relatório evidencia o impacto dos esforços realizados no Piauí para melhorar a qualidade de vida da população. “Ao examinar o crescimento do IDH e seus principais fatores impulsionadores, podemos observar os avanços em educação, saúde e infraestrutura, ao mesmo tempo em que identificamos os desafios que ainda precisam ser superados. Essa análise é fundamental para a formulação de políticas públicas mais eficientes e inclusivas, que fortaleçam o progresso já alcançado e ampliem as oportunidades para garantir um desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades no estado”, explicou.

O estudo também destaca os avanços significativos nas áreas de educação, saúde e padrão de vida, resultantes de políticas públicas focadas na redução da pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável e teve como ponto de partida um conjunto vasto de relatórios produzidos pela Superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais (Cepro) da Secretaria do Planejamento.

Acesse o relatório completo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.