21°C 30°C
Piripiri, PI
Publicidade

Vigilância Sanitária realiza análise de água em serviço de hemodiálise no município de Picos

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), realizou a coleta de água em serviços de hemodiálise no mun...

21/03/2025 às 13h23
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), realizou a coleta de água em serviços de hemodiálise no município de Picos. A ação integra o plano de atividades da Vigilância Sanitária estadual e tem como objetivo garantir que os serviços de diálise estejam funcionando de acordo com os requisitos das boas práticas sanitárias.

A coleta de água em serviços de diálise é uma etapa essencial para assegurar a saúde dos pacientes, uma vez que a água utilizada nesses procedimentos precisa seguir padrões rigorosos de qualidade. As amostras coletadas passarão por análises físico-químicas e microbiológicas, que serão realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), unidade referência no Estado.

“O resultado da análise da água utilizada em serviços de hemodiálise também é um dos indicadores que compõem os Pilares de Desenvolvimento Humano (PDH), reforçando a importância do controle de qualidade nos serviços de saúde como fator determinante para o bem-estar e qualidade de vida da população”, destacou a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Atualmente, o Piauí conta com 15 serviços de hemodiálise em funcionamento, sendo nove em Teresina e seis no interior. Em todos eles, a Divisa realiza periodicamente a coleta de água para análise, seguindo um cronograma técnico que visa garantir a conformidade dos serviços com as normas de segurança sanitária estabelecidas.

“Com essa iniciativa, a Sesapi reafirma o compromisso com a saúde da população piauiense, garantindo que os serviços ofertados aos pacientes renais estejam de acordo com os padrões exigidos, promovendo um cuidado mais seguro, eficaz e alinhado às políticas públicas de desenvolvimento humano”, finalizou a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade