Equipes de diversas áreas técnicas da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) estão participando da oficina Simulado de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) em Teresina. O treinamento, iniciado nesta quarta-feira (26), discutiu o Plano Estadual de Contingência para fortalecer a resposta às arboviroses.
A iniciativa, realizada pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) do MS em parceria com a Sesapi, também conta com a participação dos diretores das regionais de saúde e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems-PI). O objetivo é aprimorar a capacidade de resposta diante de eventuais situações de emergência em saúde pública.
“Essa oficina faz parte de uma estratégia do Ministério para fortalecer e destacar a importância das capacidades básicas de estados e municípios para responder às emergências em saúde pública. Vamos trabalhar a realização de um simulado, onde vamos pegar um plano de contingência elaborado pelo o estado e testá-lo”, explica Edenilo Barreira, diretor do DEMSP.
Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, enfatizou a importância da ação para se antecipar em caso de alguma necessidade. “É um momento para trocarmos experiências e nos prepararmos para uma eventual situação mais grave. Esses treinamentos nos ajudam a tomar respostas rápidas e eficazes para qualquer tipo de emergência pública”, concluiu.