Teresina recebe, de 24 a 26 de março, a 2ª fase do Pactos pelo Piauí, encontro entre Governo do Estado e municípios piauienses para fortalecer as políticas públicas. Na terça-feira (25), a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) apresentou seu planejamento estratégico, destacando as diretrizes e ações voltadas para a prevenção e resposta a desastres. O encontro acontece no Centro de Convenções de Teresina.
A exposição incluiu planos de ação, metodologias de coleta de dados e indicadores de monitoramento que auxiliam na gestão de riscos em todo o estado. A Sedec reforçou a importância da cooperação entre os municípios e o governo estadual na implementação de políticas de prevenção, mitigação e resposta a emergências.
O secretário da Defesa Civil, Nerinho, destacou iniciativas como o fortalecimento da rede de monitoramento de riscos climáticos, investimentos em infraestrutura resiliente e capacitação de agentes municipais para atuação em situações de crise. “Nós estamos passando por um momento muito difícil, e a defesa civil é mais necessária que nunca. Nós queremos sempre o melhor para o estado. A Defesa Civil está preparada e veio para marcar mais acordos para ampliar ainda mais nossas ações em todo o estado do Piauí”, disse.
O evento também abriga o 30º Fórum Regional da Rede de Parcerias, onde ocorrerá a assinatura dos Termos de Adesão aos Pactos e à Rede de Parcerias do Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Além disso, gestores das três esferas do Poder Executivo (federal, estadual e municipal) e representantes da sociedade civil participam de trocas de experiências e capacitações sobre captação de recursos e ferramentas de gestão.
A secretária de Meio Ambiente de Santa Cruz dos Milagres, Sandra Mara, foi uma das visitantes da Defesa Civil no evento e destacou a importância dos acordos que serão realizados no evento. “Nós já temos diversas parcerias com a Defesa Civil do Piauí e vamos buscar mais. Recentemente, tivemos um problema enorme com alagamentos e foi essa parceria que fez com que o impacto não fosse maior”, disse.
Com a participação de lideranças e especialistas, o Pactos pelo Piauí se consolida como um espaço estratégico para a construção de soluções conjuntas e a promoção do desenvolvimento sustentável no estado.