A equipe do Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) reuniu-se, nessa quarta-feira (2), com a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama, Isabel Fonteles. Entre as pautas do encontro, a ampliação e aprimoramento da Triagem Neonatal no Piauí, programa essencial para a identificação precoce de doenças em recém-nascidos, para garantir tratamento adequado e prevenir complicações futuras.
O programa de Triagem Neonatal do HILP é referência no Estado e desempenha um papel fundamental na saúde pública, realizando exames como o teste do pezinho, que permite detectar doenças metabólicas, genéticas e endócrinas em bebês ainda nos primeiros dias de vida. Além disso, a unidade também oferece suporte multiprofissional para acompanhamento e tratamento das crianças diagnosticadas.
Também foi apresentada a importância de acrescentar o diagnóstico da AME no teste do pezinho. “No Brasil, esse procedimento para a AME é realizado somente em Minas Gerais e Brasília. Mostrei a diferença que a triagem no teste do pezinho faz, como no caso da criança Heloísa, que teve um diagnóstico precoce e, aqui no Hospital Infantil, iniciou o tratamento cedo, obtendo resultados positivos”, afirma a médica do HILP, Lorena Mesquita.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para a ampliação do espaço físico destinado ao programa, bem como a necessidade de investimentos na aquisição de insumos essenciais para a realização dos exames confirmatórios. “Outro ponto relevante debatido foi a possibilidade de alocar o serviço em um local exclusivo, permitindo um acompanhamento mais adequado dos pacientes ao longo da vida, já que as limitações de idade para atendimento no Hospital Infantil podem dificultar o acesso contínuo a esses serviços”, informa a coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do HILP, psicóloga Alessandra Fortes.
Além disso, foi abordada a necessidade de fortalecimento do Laboratório Central para ampliar a capacidade de processamento do teste do pezinho, essencial para o diagnóstico precoce de doenças metabólicas e genéticas em recém-nascidos. “O fortalecimento dessa estrutura é fundamental para garantir mais agilidade e precisão nos diagnósticos, favorecendo um tratamento precoce e eficaz”, afirma a diretora-geral do HILP, Leiva Moura.
Isabel Fonteles demonstrou grande interesse e compromisso em apoiar a ampliação da triagem neonatal e reforçou a importância de garantir diagnósticos precoces para que todas as crianças do Piauí tenham um futuro mais saudável e pleno.
“Garantir um diagnóstico precoce é dar a essas crianças a chance de um desenvolvimento saudável e uma melhor qualidade de vida. A ampliação da Triagem Neonatal no Piauí é uma prioridade do Pacto pelas Crianças, pois significa não apenas salvar vidas, mas também oferecer suporte integral às famílias desde os primeiros dias de vida dos bebês. Estamos empenhados em fortalecer essa rede de cuidado, garantindo que cada criança tenha acesso ao tratamento adequado no momento certo”, afirmou Isabel Fonteles.