A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) vem investindo em melhorias estruturais e na aquisição de equipamentos para os hospitais da rede estadual. Um dos reflexos diretos dessa ação foi a reabertura do centro cirúrgico do Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros (HETNB), em São João do Piauí, nesta segunda-feira (7).
O centro cirúrgico da unidade volta a funcionar com estrutura renovada, equipamentos modernos e uma nova rotina de procedimentos. Já no primeiro dia de funcionamento, sete cirurgias foram realizadas, entre colecistectomias, hernioplastias e ooforectomias.
“Passamos por uma reforma estrutural e renovação dos equipamentos e agora retomamos também as consultas para posterior marcação e retorno dos pacientes que aguardavam procedimentos cirúrgicos”, destacou Daniele Soares, diretora do HETNB.
Segundo Daniele, as cirurgias são realizadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, beneficiando pacientes de São João do Piauí e de todo o território da Serra da Capivara. “Esse é um ganho enorme para a nossa cidade, pois evita o deslocamento de pacientes para municípios maiores, permitindo que realizem os procedimentos com o apoio da família, o que contribui para um pós-operatório mais eficaz e confortável”, completou.
A paciente Cintia Dias de Sousa é uma das beneficiadas pela retomada das cirurgias no município. “Foram 15 anos sofrendo com dores, mas queria ter meu filho primeiro. Agora, com o aumento das dores, procurei um médico. Fui encaminhada para um especialista, que já solicitou exames e vai marcar a cirurgia. Fazer esse procedimento aqui no município é muito importante. Evito deslocamentos, economizo e ainda conto com ótimos profissionais”, relatou.
O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, esteve no hospital para acompanhar o início dos atendimentos. Segundo ele, o investimento na reforma e reestruturação do centro cirúrgico foi de aproximadamente R$ 3 milhões, com apoio da bancada federal. “Ainda teremos uma nova etapa da reforma, mas já demos início às cirurgias com duas salas totalmente equipadas, prontas para atender a população de São João do Piauí e das cidades vizinhas”, afirmou.
De acordo com o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o hospital voltará a integrar o Plano Estadual de Cirurgias Eletivas a partir de 2025. “A unidade já funcionou anteriormente com uma programação cirúrgica e agora retorna com força total. Estamos com duas salas cirúrgicas ativas, sala de recuperação anestésica, CME, consultórios e enfermarias reformadas. Tudo isso garante segurança ao paciente e maior resolutividade dos casos”, destacou.
Dirceu ainda reforçou que essa é uma das metas do Governo do Estado: ampliar a capacidade cirúrgica em todas as regiões. “É uma determinação do governador Rafael Fonteles que todos os hospitais de porte 1 a 4 tenham condições de realizar cirurgias, seguindo a padronização da Sesapi. A reabertura do centro cirúrgico em São João do Piauí é mais um passo nessa direção”, concluiu.