A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta terça-feira (8), uma oficina de capacitação para fortalecer o tratamento contra o tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 150 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), de diversas cidades do Estado, participaram do evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
“Nosso objetivo é capacitar os profissionais da saúde de várias categorias para ofertar o tratamento ao fumante em seus respectivos municípios. O cigarro e seus produtos fumígenos e derivados causam várias mortes, que são evitáveis. Com a implantação do tratamento ao fumante no município, a vida do paciente pode ser melhorada”, destaca a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Luciana Sena.
A iniciativa integra a campanha do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, e terá como tema central “Desmascarando a indústria do tabaco”, com foco na conscientização sobre os perigos dos produtos derivados da nicotina, especialmente entre os jovens. A data chama atenção para a influência da indústria do tabaco e os riscos do consumo, que mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo.
A qualificação contou com a participação de profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e equipes multiprofissionais (E-multi). “Após a capacitação, os profissionais estarão aptos a ofertar o tratamento ao fumante no município através da prescrição dos medicamentos e também da terapia cognitiva comportamental, que é a base do tratamento do fumante no SUS”, concluiu Luciana Sena.