O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) é um serviço da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), responsável em promover ações e oferecer serviços que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador através da prevenção e vigilância. Lá é acolhido todo trabalhador que esteja acometido por Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DART).
De acordo com a coordenadora estadual do Cerest, Iolanda Soares, o Centro de Referência está apto para receber os trabalhadores e repassar as orientações necessárias nos diversos serviços oferecidos. “Estamos de portas abertas para receber o trabalhador e a trabalhadora. O Cerest oferece diversos serviços, como imunização, atendimento médico, de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, assessoria jurídica, entre outros”, afirmou a coordenadora estadual do Cerest.
Para Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT) da Sesapi, o Cerest é a grande referência em saúde dos trabalhadores no Piauí. “Esse trabalho é essencial para garantir a prevenção, a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em todo o estado. Através de uma atuação técnica qualificada e comprometida, o Cerest tem sido um pilar fundamental na articulação com os municípios e na consolidação de políticas públicas voltadas para a saúde ocupacional”, destacou Leila Santos.
O Cerest está disponível em cinco municípios piauienses: Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Uruçuí. Confira os endereços abaixo:
Teresina (Cerest Estadual) – Av. Pernambuco, 2464, Primavera. (86)
Teresina (Cerest Entre Rios) – Rua 24 de Janeiro, 124, Centro (Norte)
Parnaíba – Rua Caiapós, s/n, Pindorama.
Picos – Rua São Vicente, 325, São Vicente.
Bom Jesus – Rua Helvécio Pinheiro, s/n, São Pedro.
Uruçuí – Rua José Cavalcante S/N- Centro.