A Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) vem intensificando a promoção dos destinos piauienses por meio de participações estratégicas em importantes feiras e encontros do setor. As ações são integradas ao Plano Estratégico de Marketing Turístico do Estado, que tem como foco ampliar a visibilidade do Piauí nos mercados nacional e internacional, fortalecer o trade local e posicionar o estado como um destino autêntico, diverso e competitivo.
A mais recente ação do Piauí foi a presença na WTM Latin America 2025, realizada em São Paulo. No evento, o estande do Piauí apresentou destinos como o litoral, com suas belas praias, o exuberante Delta do Parnaíba e os parques nacionais, com destaque para a Serra da Capivara. Também foi evidenciada a preciosa opala. A programação contou com ativações culturais, distribuição de material promocional bilíngue, encontros com operadores e divulgação de roteiros turísticos estruturados, com o apoio de empresários que integram o trade local.
“Estamos colocando em prática e dando continuidade às diretrizes do nosso Plano de Marketing Turístico. O importante é alinhar o trabalho para que possamos unir as potencialidades do nosso estado com os interesses do mercado. Cada evento é uma oportunidade de conectar o Piauí com o mundo e gerar negócios que impactam positivamente o setor”, afirma o gestor da pasta, Daniel Oliveira.
Entre os eventos relevantes do setor, previstos para este ano, estão: a Brazil Travel Market (BTM), o Salão Nacional do Turismo, a Festuris Gramado e a ABAV Expo, da Associação Brasileira de Agências de Viagens. Para o diretor de Eventos e Patrocínios da Setur, Fanuel Adauto, que também esteve presente na WTM, a presença em grandes feiras vai além da visibilidade. “É onde o turismo acontece de verdade. Levamos nossos atrativos, mas também ouvimos o mercado, fechamos parcerias e damos protagonismo ao nosso trade, que é quem materializa a experiência do visitante”, acrescenta.
Representando o setor privado, o presidente do Litoral Piauiense Convention & Visitors Bureau, Alessandro Schwonka, destaca o impacto positivo das ações da Setur. “Essa movimentação da Setur tem sido fundamental para mostrar que o Piauí está preparado para crescer ainda mais no turismo. O entusiasmo da nova gestão está alinhado com o que o trade precisa, que é ação e visibilidade”, pontua o empresário.