21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Autora piauiense participa de bate-papo com internas leitoras na Penitenciária Feminina

A jornalista e escritora Eulália Teixeira participou, nesta sexta-feira (25), de uma roda de conversa com as internas da Penitenciária Gardênia Gom...

25/04/2025 às 15h46
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A jornalista e escritora Eulália Teixeira participou, nesta sexta-feira (25), de uma roda de conversa com as internas da Penitenciária Gardênia Gomes Lima Amorim- Feminina de Teresina. O livro ‘Tuas Minhas Palavras’ foi doado à Unidade e lido por meio do Projeto Leitura Livre. O ciclo do projeto foi encerrado de forma diferente com um bate-papo com a autora, uma forma das internas conhecerem autoras piauienses.

De acordo com a coordenadora do Projeto Leitura Livre, Antônia Moura, a Sejus incentiva a leitura em todas as unidades prisionais do Estado. “Na primeira semana do mês, os internos escolhem o livro que gostariam de ler e após 21 dias, acontece a culminância com a escrita do resumo. E hoje, o encerramento do ciclo foi diferente e muito produtivo, porque elas tiveram a oportunidade de conhecer a autora e debater sobre o livro”, destaca a coordenadora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

No livro ‘Tuas Minhas Palavras’, Eulália Teixeira mergulha em suas próprias memórias e, consequente, visita diálogos, vivências e revive a sua vida e a do meu pai, fala de perdas e momentos de sofrimento.

“Esse momento foi muito importante, porque foi a primeira vez que participei de uma partilha com outras pessoas sobre esse livro, recebendo diretamente seus sentimentos diante da leitura. Fiquei muito emocionada com o que ouvi delas, quando publicamos um livro a história não é apenas nossa, passa a ser de todos. O que eu recebi das leitoras hoje, com certeza vai contribuir para me tornar uma pessoa melhor, eu saio daqui outra pessoa”, destaca a autora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Uma das leitoras do livro, a interna de iniciais O.N., destaca que se identificou muito com as histórias do livro, passou a ler depois que entrou na Penitenciária e hoje participa de todos os ciclos do Leitura Livre.

“A perda das pessoas que a gente gosta, o momento triste e o sofrimento que ela conta no livro, são histórias que ela passou e todos nós já passamos também. Por isso, fiquei muito emocionada, lembrando das pessoas que já se foram na minha vida. E precisamos aceitar e entender esses momentos da vida, e essa conversa foi muito importante”, afirma a interna.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade