21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Rafael Fonteles apresenta o Piauí como polo para investimentos em energia verde

O governador Rafael Fonteles mostrou para todo o Brasil, durante a entrevista ao tradicional programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, ness...

29/04/2025 às 14h46
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O governador Rafael Fonteles mostrou para todo o Brasil, durante a entrevista ao tradicional programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, nessa segunda-feira (28), o potencial do Piauí na área de transição energética, especialmente o hidrogênio verde (H2V).

O gestor explicou que o Piauí hoje é o estado com a matriz energética mais limpa do Brasil e isso é um grande atrativo para a produção de H2V. “O Piauí tem a matriz elétrica mais limpa do Brasil, 99,75%, e produzimos sete vezes a energia que consumimos, sendo toda ela renovável, então há um potencial para essa indústria verde se instalar no Piauí”, comentou Rafael.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Foi no Piauí, inclusive, onde foi lançado o maior projeto de H2V do mundo. Em dezembro de 2023, com a presença do governador Rafael Fonteles e do vice-presidente Geraldo Alckmin, as empresas europeias Green Energy Park e Solatio anunciaram investimentos de R$ 200 bilhões para a construção de usinas para a produção do combustível.

Os empreendimentos serão construídos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Piauí, localizada em Parnaíba. A ideia é exportar o combustível pelo Porto Piauí, em Luís Correia, para abastecer a União Europeia.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As empresas responsáveis pelos dois empreendimentos que serão lançados, vão gerar, juntas, 20 mil empregos na região. Além disso, serão mais de 20 GW de potência produzidos sem a emissão significativa de gás carbônico na atmosfera.

Em março deste ano, em Brasília, o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) autorizou a produção do H2V pela usina Solatio, no litoral do Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade