A Superintendência Cepro, vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), lançou o Projeto História Cepro (PHC), que vai reconstruir a trajetória da antiga Fundação Cepro e sua importância nas políticas públicas ao longo de mais de 50 anos.
O projeto integra o processo de transição da superintendência para o futuro Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial e adota uma metodologia baseada em três frentes principais: análise de documentos raros, histórico das publicações institucionais e memória de antigos colaboradores.
Entre os resultados esperados estão a realização de dois seminários, um interno e outro externo, a produção de um catálogo, uma edição especial da Revista Carta Cepro e, como marco simbólico e duradouro, a criação de um Centro de Memória na nova sede da Seplan.
Como preparação para os seminários, a comissão iniciou uma série de rodas de conversa com antigos colaboradores, realizadas sempre às quartas-feiras.
Para a superintendente, o resgate da história institucional chega em um momento estratégico. “A história das organizações é um tema que vem ganhando cada vez mais atenção tanto para as ciências da administração, como da história, com várias instituições públicas e privadas constituindo centros de memória. Nesse momento de mudança da Superintendência Cepro para Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial, resgatar essa história torna-se muito importante para termos mais clareza desse novo passo”, afirma Cíntia Bartz.