O Hospital Areolino de Abreu realiza a III Semana de Enfermagem e Serviço Social, com o tema “Saúde Mental e Bem-Estar dos Profissionais da Saúde”. A programação inclui palestras, rodas de conversa e apresentações voltadas especialmente aos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado em saúde mental.
O objetivo é valorizar os trabalhadores da saúde, promovendo momentos de escuta, troca de experiências e reflexão sobre autocuidado, saúde emocional e a importância da equipe multiprofissional.
Para a coordenador de enfermagem do hospital, Gauniê de Sousa, a semana é uma oportunidade de olhar com mais atenção para quem cuida. “Temos um ambiente de trabalho que lida diariamente com sofrimento psíquico e vulnerabilidades. Por isso, é essencial que nossos profissionais também recebam cuidado, escuta e acolhimento. Essa semana é dedicada a eles — um momento para parar, refletir e se fortalecer para continuar a missão com mais equilíbrio e empatia”, afirma.
A diretora geral do hospital, Cida Santiago, destaca o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais e o bem-estar no ambiente de trabalho. “A saúde mental dos nossos trabalhadores é prioridade. Cuidar de quem cuida é um gesto de respeito e responsabilidade. Estamos promovendo uma semana rica em conteúdos, trocas e vivências que vão além do conhecimento técnico. Queremos fortalecer vínculos e proporcionar bem-estar a todos que fazem o Areolino”, reforça.
Entre os temas abordados nas palestras estão: saúde mental da mulher trabalhadora, o trabalho de assistentes sociais na atenção à crise em saúde mental e síndrome de Burnout: como reconhecer e prevenir. Além disso, os participantes contarão com momentos de relaxamento e alongamento, promovendo leveza e integração no ambiente hospitalar.
A III Semana de Enfermagem e Serviço Social reforça o papel do Hospital Areolino de Abreu não apenas como referência no cuidado em saúde mental, mas também como um espaço de formação, valorização e humanização para seus profissionais.