O Piauí passa a ter agora o Mapa Cultural do Estado. A iniciativa visa mapear, organizar e promover a diversidade cultural piauiense, conectando agentes culturais, espaços, eventos e manifestações artísticas em uma plataforma digital acessível a todos. O lançamento ocorreu, na noite dessa terça-feira (13), no auditório da Secretaria da Cultura (Secult).
A cerimônia contou com a presença do ministro da cultura, Márcio Tavares, do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, e do secretário da Cultura, Rodrigo Amorim. Juntos, eles destacaram a importância da colaboração entre tecnologia e cultura para o fortalecimento da identidade local e o fomento às manifestações culturais do Estado.
O Mapa Cultural do Piauí surge como uma ferramenta estratégica para gestores culturais, artistas, produtores e o público em geral, facilitando o acesso a informações sobre eventos, espaços culturais e iniciativas artísticas. A plataforma ainda pretende ser um instrumento de planejamento e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à cultura, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade cultural piauiense.
Durante o evento, Ellen Gera ressaltou o papel da Etipi na transformação digital do Estado, destacando a importância de integrar soluções tecnológicas às diversas áreas da administração pública, incluindo a cultura. Já o secretário Rodrigo Amorim enfatizou que o Mapa Cultural é um passo fundamental para a construção de uma política cultural mais democrática e acessível a todos os piauienses.
Com o lançamento do Mapa Cultural, o Piauí dá um importante passo na valorização e promoção de sua diversidade cultural, criando novas oportunidades para artistas, produtores e comunidades, e fortalecendo o setor cultural como um vetor de desenvolvimento social e econômico.
Para acessar a plataforma e explorar as riquezas culturais do Piauí, acesse: www.mapadacultura.pi.gov.br
Quem pode se cadastrar no Mapa Cultural do Piauí?