Na tarde deste sábado (12), o Brasil faturou as primeiras medalhas no Mundial de judô, disputado em Budapeste, Hungria. Na disputa da categoria acima dos 78kg (peso pesado), Bia Souza e Maria Suelen Altheman faturaram as medalhas de bronze.
Beatriz Souza bateu a francesa Lea Fontaine na primeira luta. Na sequência, passou pela croata Ivana Maranic e a tunisiana Nihel Cheikh Rouhou. Na semifinal, a rival foi a japonesa Tomita Wakaba. A oriental acabou passando pela brasileiras que seguiu para o bronze. E confirmou a medalha ao aplicar um ippon na francesa Júlia Tolofua. Essa foi a primeira conquista da brasileira em competições individuais nos Mundiais.
É BROOOOOONZE ????????
— Time Brasil (@timebrasil) June 12, 2021
Beatriz Souza traz a 1ª medalha do ???????? no Mundial de Judô ????????
? L. Fontaine ????????
? I. Maranic ????????
? N. Rouhou ????????
? W. Tomita ????????
? J. Tolofua ????????
Boraaaaa, Biaaaa ???????? pic.twitter.com/4nWtcfQPT4
Enquanto isso, Maria Suelen Altheman bateu a ucraniana Yelyzaveta Kalanina e a húngara Mercedesz Szigetvari. Perdeu para a japonesa Tomita Wakaba. Na repescagem, bateu a tunisiana Cheikh Rouhou e a cubana Idalys Ortiz no golden point.
É BROOOOONZE ????????
— Time Brasil (@timebrasil) June 12, 2021
Maria Suelen Altheman é brooonze no Mundial de Judô ????????
? Y. Kalanina ????????
? M. Szigetvari ????????
? W. Tomita ????????
? N. Rouhou ????????
? I. Ortiz ????????
Valeu demais, Susu! ????????????#canalolimpicodobrasil pic.twitter.com/KP8sDoeTzj
Por terem subido juntas no pódio, a dupla ainda mantém viva a disputa pela vaga olímpica. Suelen tem uma pequena vantagem no ranking. Mas a definição vai ocorrer apenas através da convocação da CBJ ainda neste mês de junho.
Nas disputas masculinas, no peso pesado, Rafael Silva acabou caindo para o holandês Roy Meyer na disputa do bronze e fechou em quinto lugar.