Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Gilmar Mendes foram surpreendidos com a escolha de Kassio Marques para a Corte. A informação foi dada em entrevista de Toffoli a jornal O Globo neste domingo (4/10).
Na terça-feira (29/9), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levou Marques para um jantar na casa de Mendes, no qual Toffoli também estava presente. Lá o presidente apresentou a sua escolha para ambos.
Embora a indicação de Marques tenha sido elogiada por uma série de juristas e parlamentares, a opção repercutiu negativamente na base de apoio mais radical de Bolsonaro. Dias Toffoli negou que ele e Gilmar Mendes tenham participado do processo de decisão que chegou até o nome do desembargador piauiense.
Uma nova reunião do indicado para a vaga de ministro do STF e outras autoridades da República aconteceu na noite de sábado (3/10), na casa de Toffoli, no Lago Norte. Dessa vez, participaram do encontro o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente Bolsonaro, além do anfitrião e Marques.