21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Bolsonaro sobre discurso na ONU: “Verdades que desesperam”

Na abertura da Assembleia Geral, presidente voltou a defender tratamento precoce contra Covid e se posicionou contra o passaporte da vacina

21/09/2021 às 15h23 Atualizada em 21/09/2021 às 15h26
Por: admin Fonte: As informações do Metrópoles
Compartilhe:
Mayara Oliveira 21/09/2021 14:07,atualizado 21/09/2021 15:03
Mayara Oliveira 21/09/2021 14:07,atualizado 21/09/2021 15:03

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou o vídeo do discurso de abertura na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado na manhã desta terça-feira (21/9), em Nova York, e afirmou que suas palavras expuseram “verdades que desesperam grande parte da já conhecida imprensa e a esquerda”.

Durante fala no evento, o chefe do Executivo brasileiro usou dados distorcidos para exaltar a política ambiental de sua gestão e o desempenho da economia diante da pandemia de coronavírus.

O mandatário também voltou a defender o tratamento precoce contra a Covid-19, que consiste no uso de medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada contra a doença.

“Desde o início da pandemia, apoiamos a autonomia do médico na busca do tratamento precoce, seguindo recomendação do nosso Conselho Federal de Medicina. Eu mesmo fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico/paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso off-label [fora do que prevê a bula]. Não entendemos por que muitos países, juntamente com grande parte da mídia, colocaram-se contra o tratamento inicial. A história e a ciência saberão responsabilizar a todos”, disse Bolsonaro.

 

Vacinação

O presidente ainda falou em uma “ameaça socialista” e frisou que não é a favor da exigência de comprovação de vacinação contra a Covid-19. Bolsonaro está apto a receber o fármaco contra a doença desde abril deste ano, mas vem afirmando que só fará isso após o último brasileiro ser imunizado.

“Todo mundo já tomou vacina no Brasil? Depois que todo mundo tomar, eu vou decidir meu futuro”, pontuou o chefe do Executivo federal, na quinta-feira (16/9), em transmissão pelas redes sociais.

Segundo levantamento feito pelo Metrópoles, Bolsonaro está entre os 60 chefes de governo dos países integrantes da ONU que não informaram, oficialmente, se foram vacinados contra a Covid-19.

Durante encontro de Jair Bolsonaro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, na segunda-feira (20/9), o britânico saiu em defesa da imunização da população mundial e recomendou a vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19. No Brasil, o fármaco é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“É uma ótima vacina. Eu tomei AstraZeneca. Obrigado, pessoal. Tomem vacinas da AstraZeneca! Eu tomei duas vezes”, disse o premiê. A declaração foi divulgada pela agência Reuters.

Na sequência, Bolsonaro aponta o dedo para si e, aos risos, assinala que ainda não foi imunizado contra a doença. “Ainda não”, declarou o chefe do Executivo brasileiro.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.