23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

7 mil estudantes recebem Passe Livre Enem para ir a locais de prova

Governadora em exercício Regina Sousa participou da revisão Pré-Enem e participou da entrega de 2.246 cartões do Programa Passe Livre

11/11/2021 às 14h50
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

A governadora em exercício Regina Sousa participou, nesta quinta-feira (11), da revisão Pré-Enem e, na ocasião, fez a entrega do Passe Livre Enem 2021, que irá garantir o acesso de cerca de 7 mil estudantes aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. A cerimônia aconteceu no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está implementando o Programa Passe Livre para Teresina para que os estudantes possam se deslocar aos locais de aplicação das provas, que acontecerão os dias 21 e 28 de novembro.

7 mil estudantes recebem Passe Livre Enem para ir a locais de prova
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Está chegando a hora que dá o frio na barriga nos estudantes e viemos dar essa força e encorajamento, mas entregar também os passes, pois as pessoas muitas vezes não iam por não ter condição de ir, que era um fator de abstenção. Então, desde 2016, oferecemos o passe para incluir cada vez mais alunos da escola pública nas universidades públicas. Com essa assistência e com as revisões, nossos alunos já ocupam 70% das vagas em universidades públicas, sendo aprovados em diversos cursos. Portanto, estamos promovendo igualdade”, afirmou Regina Sousa.

Serão entregues 2.246 cartões do Programa Passe Livre para estudantes que participam do Enem na capital. O benefício contém quatro passagens de ônibus, garantindo que o estudante possa se deslocar até o local de prova nos dois dias do certame. Já para o interior do Estado, a Seduc está organizando a logística de deslocamento de cerca de 6.500 estudantes dos municípios onde estudam até as 34 cidades polo de aplicação das provas do Enem.

7 mil estudantes recebem Passe Livre Enem para ir a locais de prova
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário Ellen Gera comentou como está a preparação na reta final para o Enem. “Estamos em reta final para o Enem 2021 e a Rede Estadual segue firme no seu trabalho de preparação dos estudantes. De um lado as nossas escolas, um trabalho valoroso dos nossos professores, que não pararam durante toda a pandemia, e do outro, os grandes programas da Secretaria Estadual de Educação, com muitas ações que beneficiam a preparação do estudante e, agora, o Passe Livre Enem, no qual nosso estudante vai ter o apoio do Governo do Estado para chegar até o local de aplicação de prova. O Piauí é campeão na taxa de presença e assim vai ser neste ano de 2021”, destacou o gestor.

A Seduc já vem realizando as revisões Pré-Enem presencial, online, por meio do Canal Educação, e Pré-Enem na Estrada, percorrendo diversos municípios do estado com o objetivo de preparar os estudantes da Rede Estadual para o exame.

7 mil estudantes recebem Passe Livre Enem para ir a locais de prova
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Afrânio Costa, estudante do 3º ano no Ceti Raldir Cavalcante Bastos, contou que o Passe Livre veio em boa hora, pois terá que pegar ônibus para ir ao local de prova. “No início do ano eu estava um pouco inseguro com o Enem, mas desde então venho assistindo às revisões no Canal Educação, que vem me ajudando bastante na preparação e agora estou mais confiante para conseguir passar para um curso na área da Saúde. Além disso, fui contemplado com o Passe Livre, que veio em boa hora, porque moro longe do local de prova”, comemorou o aluno.

Para Sara Kayanne, também estudante do 3º ano no Ceti Raldir Cavalcante Bastos, disse estar confiante depois de ter assistido às revisões. “Me identifico bastante com Jornalismo e tenho me preparado muito bem para o Enem, assistindo várias revisões, tanto da nossa escola quanto as da Seduc, estou confiante e espero bons resultados. Com o Passe Livre vai melhorar nossa locomoção para ir até os locais de prova do Enem”, confirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.