Para ampliar a participação da família nos projetos desenvolvidos no espaço escolar, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Conselheiro Saraiva, localizado no município de Batalha-PI, distante 165 quilômetros da capital Teresina, finalizou nos dias 24 e 25 de novembro o projeto “Escola e família de mãos dadas: Construindo novos caminhos”.
Mediado pelos professores, os estudantes desenvolveram atividades interdisciplinares com o objetivo de fortalecer a parceria da escola com a família.
As oficinas iniciaram em agosto, observando o desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas com a banda estudantil; protótipos das oficinas de robótica; experimentos químicos; poemas; peças teatrais; informativos sobre consciência negra; e esporte.
As coordenadoras pedagógicas Cristiane Lima e Náyra Gomes destacaram que os familiares abraçaram a proposta desde o início.
“Convidamos os pais para prestigiarem as apresentações dos nossos alunos e foram desenvolvidos diversos projetos que fizeram valer o protagonismo juvenil e projeto de vida” disse Cristiane. Para Náyra Gomes o saldo das ações foi positivo, “o objetivo de consolidar uma educação baseada em apoio à família e aprimorar a qualidade educacional foi concretizada nas atividades”, pontuou.
A diretora Ilanna Melo explica que as apresentações protagonizadas pelos estudantes informam aos familiares o caráter inovador que as escolas estão adotando na formação dos filhos.
“O início desses componentes curriculares na escola despertou muito interesse dos alunos, assim como o comprometimento com os estudos, contando com o apoio de todos os professores e, assim, apresentaram o caráter inovador e de protagonismo que os alunos vêm encarando no espaço escolar, aliado ao compromisso de cada profissional neste projeto”, afirmou.
O Centro atende 445 estudantes e faz parte das escolas jurisdicionadas à 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada no município de Barras. A gerente regional, Perpetua Barbosa, celebrou a importância do projeto para o retorno dos estudantes ao chão da escola.
“Os nossos professores, equipe gestora e os pais, todos estão se dedicando muito no retorno presencial incentivados pela Seduc e as Gerências. Todos os projetos apresentados fortalecem, desta forma, a parceria família e escola e criam um elo importante para o pleno desenvolvimento dos alunos. Com as atividades além do ensino tradicional, eles se sentem mais motivados a estarem no espaço escolar”, finalizou.