21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Escola estadual promove oficinas para estudantes com o tema “A Beleza Negra empoderada”

No intuito de discutir e valorizar a história e cultura afrobrasileira no mês da Consciência Negra, o Ceti Otávio Falcão, localizado no […]

02/12/2021 às 09h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

No intuito de discutir e valorizar a história e cultura afrobrasileira no mês da Consciência Negra, o Ceti Otávio Falcão, localizado no município de Porto, realizou uma série de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro no território nacional. Intitulada “A Beleza Negra empoderada”, o evento foi realizado entre os dias 25 e 30 de novembro.

Os trabalhos foram desenvolvidos por todos os professores em seus respectivos componentes curriculares no decorrer de todo o ano letivo e a programação para os estudantes contou com a exibição de filmes e documentário, que retrataram a discriminação e superação da população negra.

Segundo o diretor da escola, Dário Kardeck de Carvalho Araújo, as atividades foram idealizadas para reforçar a conscientização sobre a luta dos negros contra a desigualdade social e a discriminação racial. “Com a realização dessas atividades foram trabalhadas duas das competências gerais da BNCC: o Autoconhecimento e autocuidado e Empatia e cooperação, desta forma, buscamos desenvolver no chão da escola uma educação que ativamente combata toda e qualquer expressão de racismo. É essencial para a construção de uma sociedade mais equitativa e menos violenta que reconheça e valorize a história e cultura afrobrasileira”, declarou o gestor escolar.

Escola estadual promove oficinas para estudantes com o tema “A Beleza Negra empoderada”
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As discussões sobre a história da população negra no Brasil foram mediadas em rodas de conversas e na palestra ‘Consciência Negra: vamos refletir sobre racismo e saúde mental’, com a abordagem na compreensão dos estudantes quanto aos impactos do racismo existente no país e na saúde mental.

Entre as ações apresentadas, os professores de matemática trabalharam com os estudantes modelos estatísticos com enfoque em pesquisas informativas quanto à autodeclaração de cor e apresentação em gráficos. Ressaltando a pluralidade e o encanto dos diferentes estilo de beleza negra, foi realizado o ensaio fotográfico com o tema “A Beleza Negra Empoderada”. Na programação, houve ainda a oficina de turbante, que ensinaram aos alunos sobre a simbologia nas diversas culturas e os modos de amarração do adereço.

Os estudantes do Ensino Médio, Lohan Grabriel e Leandra Ferreira, comentaram sobre a importância da escola organizar uma programação dedicada à data da consciência negra. “Para mim, foi importante participar de todas as atividades, principalmente, com o ensaio fotográfico de empoderamento da beleza negra. Foi um momento de mostrar a minha cor e também incentivar outras pessoas a mostrarem a sua beleza”, declarou o aluno.

“Achei de suma importância todas as atividades, participei das fotografias enaltecendo a beleza; das oficinas onde aprendi a amarração de turbante; compartilhamos na roda de conversa e acredito que a oficina não deva ser feita apenas em novembro e sim o ano todo”, afirmou Leandra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.