O Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Professora Angelina Mendes Braga, localizado na cidade de Pedro II, realizou, nos dias 1º e 2 de dezembro, a IV Feira das Profissões, com o tema “Um olhar para o novo Ensino Médio a caminho do futuro”. O evento teve por objetivo apresentar aos alunos egressos do ensino fundamental e para toda a comunidade escolar o perfil profissional dos cursos na modalidade técnico profissional, as instalações equipadas com laboratórios de informática, física, química e enfermagem, além dos educadores.
Os representantes estudantis dos cursos explicaram as atividades realizadas em seu campo de atuação profissional por meio de palestras, apresentação de vídeos, slides, atividades recreativas.
A diretora, Teresinha Maria Galvão Barroso, parabenizou os estudantes pela organização e recepção dos visitantes. “É a possibilidade de os alunos fazerem uma escolha assertiva de um dos nossos cursos, compreendendo o quanto esta modalidade pode transformar a realidade dos mesmos. Foi proveitoso que eles conseguiram explicitar o funcionamento do curso apresentado, em consonância com cada eixo”, declarou a gestora escolar.
Eixos temáticos
Os estudantes conversaram com os visitantes sobre as as diversas áreas temáticas como:
– Gestão de negócios: momento em que foi demonstrado como fazer um currículo profissional; debates sobre empreendedorismo; marketing; finanças; gestão de pessoas; gestão da produção, dentre outras áreas da Administração.
– Meio Ambiente e Saúde: disponibilizados os instrumentais, lupas e microscópios com material biológico para os alunos observarem, e cartazes explicativos sobre o curso de Análises Clínicas e área de atuação.
Já os discentes de Agente Comunitário de Saúde (ACS) realizaram exposição dos modelos anatômicos e dos ossos do Laboratório de Anatomia e informativos sobre as medidas sanitárias em meio à pandemia.
– Comunicação e Informação: palestra sobre rede de computadores, ataques cibernéticos no isolamento social, reapresentação de Trabalhos de Campo Orientados (TOC).
Ao final, foram realizados experimentos físicos no pátio da escola e as entregas dos certificados para os participantes do evento, que cumpriu com os protocolos sanitários de segurança, obedecendo a capacidade inferior a 200 pessoas por dia de evento.