Com o projeto relacionado ao saneamento básico intitulado “Vassoura Sustentável”, os estudantes do segundo ano do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos obtiveram o primeiro lugar no Projeto Pioneiros, desenvolvido pela empresa Águas de Teresina.
Aplicando os conhecimentos acerca dos serviços de infraestrutura e saneamento básico, os estudantes desenvolveram o projeto Vassoura Sustentável voltado para o uso consciente dos recursos naturais.
Após ser analisado por uma comissão julgadora por meio de notas, as estudantes Jennifer Rafaele de Sousa Pinheiro e Emilly Gabrielly Rodrigues Pacheco Rocha alcançaram a colocação durante a seletiva local e, agora, terão a oportunidade de representar o Piauí na fase nacional do Pioneiros.
A execução do projeto consiste na realização de oficinas para a fabricação de vassouras feitas de garrafa pet para a comercialização. Em seguida, os valores arrecadados ajudarão a própria comunidade, bem como contribuir com instituições de caridade de Teresina.
Para Emilly Gabrielly, participar do projeto proporcionou novos conhecimentos fundamentais para sua trajetória ao ensinar sobre o saneamento básico. “Tudo isso (a premiação) foi graças à oportunidade que a Águas de Teresina e, principalmente, a minha escola nos deu. Foi através do Raldir que eu tive conhecimento do Projeto Pioneiros e espero que o nosso projeto cresça cada vez mais para que muitas famílias sejam beneficiadas por ele”, afirma a estudante.
Jennifer Rafaele destaca a importância de criar benefícios para o meio ambiente, bem como para as comunidades carentes por meio da geração de renda. “Fiquei motivada por ter a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas. O projeto visa proporcionar fonte adicional de renda para famílias carentes com poucas chances de emprego e estou com uma expectativa muito boa, pois já chegamos tão longe e podemos ir mais além. Este é um projeto viável e tem um objetivo que pode ser alcançado e posto em prática na sociedade”, acrescenta.