21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Comissão de Instituições Federais destaca experiência de Educação Profissional no Piauí

Ellen Gera destacou que o trabalho de especialização busca capacitar os professores para lecionar em cursos de educação profissional e tecnológica, em especial de nível médio.

14/12/2021 às 16h30
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Em continuidade às visitas para verificar o processo de qualificação da oferta de Educação Profissional no Piauí, os representantes da Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) se reuniram com o Secretário de Estado da educação, Ellen Gera, e superintendentes da Secretaria de Estado da Educação nesta terça-feira (14).

A comitiva formada por membros da Coordenação Nacional do Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) acompanhou o desenvolvimento das práticas pedagógicas e a política educacional do Estado para formação de professores que atuam na Educação Profissional.

No Piauí, o curso é ofertado em parceria para professores da Seduc em Teresina, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus. Em sua fala, o secretário Ellen Gera destacou que o trabalho de especialização busca capacitar os professores para lecionar em cursos de educação profissional e tecnológica, em especial de nível médio.

“Recebemos aqui a equipe de profissionais que vieram conhecer o trabalho desenvolvido no Piauí que contempla tanto a ampliação da oferta quanto a expansão da educação profissional. O planejamento com o passo seguinte é focado na qualificação por meio da formação de professores”, disse o gestor.

Comissão de Instituições Federais destaca experiência de Educação Profissional no Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O estado do Piauí ofertou 160 vagas, por meio do Edital 46/2020 e Edital 09/2021, para ingresso no curso em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), sendo 40 vagas para o polo de Teresina, 40 vagas para o polo de Piripiri, 40 vagas para o polo de Oeiras e 40 vagas para o polo de Bom Jesus.

O Coordenador Pedagógico da Pós-Graduação em Docência para a EPT (IFSC), Paulo Roberto Wollinger, participou das visitas ao Polo UAB e destacou o trabalho piauiense na educação profissional.

“Para nós é uma grande surpresa conhecer a estrutura da educação profissional do estado do Piauí e o desenvolvimento do estado nos últimos anos, com uma gestão integrada desde Governo do Estado, Secretaria da Educação até às escolas na consolidação da ampliação da educação profissional. Nós fazemos parte de um grupo que está implantando um programa de formação de professores para educação profissional, então viemos compartilhar um pouco o nosso desafio, na formação docente”, declarou Wollinger.

Comissão de Instituições Federais destaca experiência de Educação Profissional no Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A comitiva iniciou as atividades de visitas técnicas na segunda, 12 de dezembro, com a visita ao Polo UAB, em Piripiri e Teresina, e reunião com Coordenadores de Polo e Superintendentes e Diretoria da Unidade de Educação Técnica Profissional.

Os técnicos visitam também o espaço de transmissão da mediação tecnológica, Canal Educação e a escola modelo Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto.  À noite será a realização da Live Nacional de Encerramento do Programa DocentEPT, direto do Canal Educação.

Participaram do encontro Wesley Vitor da Silva – IFES – Coordenador Geral do Projeto Formação em EPT, Mônica Costa Arrevaleni – IFES – Coordenadora Adjunta do Projeto de Formação em EPT, Aline Freitas da Silva de Carvalho – IFES- Coordenadora de Produção de Materiais do Projeto, Roberto Wollinger (IFSC)- Coordenador Pedagógico da Pós – Graduação em Docência para a EPT e Tassio Mascarenhas de Carvalho – Apoio Administrativo do Projeto Formação em EPT.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade