21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Profissionais das Gerências Regionais discutem saúde mental no espaço escolar

As formações junto às Equipes Multiprofissionais nas GREs foram realizadas no último ano no formato virtual

15/12/2021 às 18h15
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

As Equipes Multiprofissionais das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE) e da sede iniciaram, nesta quarta-feira (15), o primeiro dia de formação com o tema “Escola que cuida: Protege”.

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, as equipes formadas pelos profissionais nas áreas de Psicologia, Assistente Social e Psicopedagogia participarão de capacitação para atuarem nas demandas escolares, considerando as múltiplas demandas de ordem pedagógica e psicossocial.

A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros, relatou que a primeira formação presencial busca fortalecer as ações das equipes nas gerências e o planejamento para o próximo ano, em 2022.

“Esta formação tem como principal objetivo realizar o planejamento para o ano de 2022. Cada equipe das Gerências Regionais já fizeram uma previsão de ações e metas a serem cumpridas no próximo ano. Neste encontro, vamos consolidar todo plano de formação da Seduc e articular as ações que fazem toda diferença do ponto de vista do atendimento socioemocional da comunidade escalar”, informou Ana Rejane.

Profissionais das Gerências Regionais discutem saúde mental no espaço escolar
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As formações junto às Equipes Multiprofissionais nas GREs foram realizadas no último ano no formato virtual e, agora, seguindo todas as medidas de biossegurança, acontecerá a primeira formação presencial.

Atuando como psicóloga da 21ª GRE (Grande Dirceu), Luana Victoria Oliveira Ferreira e Silva, destaca o momento desafiador no período de pandemia para as equipes multiprofissionais e que foi superado.

“Tem sido desafiador, mas ao mesmo tempo eu fico muito grata pelo serviço desempenhado. Estamos desde o ano passado com equipe formada por psicólogas, assistentes sociais, psicopedagogo e percebemos o quanto a escola tem a necessidade dos serviços do acolhimento, da escuta, de trabalhar saúde mental, a mediação de conflitos entre as demandas escolares, então com o conhecimento técnico buscamos dar resolução a essas dificuldades”, afirmou Luana.

Profissionais das Gerências Regionais discutem saúde mental no espaço escolar
Foto: Reprodução/Secom Piauí

No segundo momento do encontro serão discutidas abordagens para enfrentar o bullying, a violência, a depressão e os conflitos no interior do ambiente escolar. O alinhamento de estratégias entre os profissionais terá o enfoque na saúde emocional e bem-estar da comunidade educacional, como enfatiza a psicóloga Luana.

“Estou com muitas expectativas em relação ao evento, pois acredito que este momento será mais uma oportunidade para agregar conhecimento e a troca de ideias com outros profissionais nas demais gerências. Poderemos repensar métodos positivos que podem ser adequados à nossa realidade, bem como também aplicar essas atividades nas escolas em que a gente assiste”, complementou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.