21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Prefeita de Piripiri Jove Oliveira anuncia lockdown no município, após aumento de casos de covid-19

O decreto estabelece novas restrições a partir da próxima quarta (24)

22/02/2021 às 16h43 Atualizada em 22/02/2021 às 16h52
Por: admin
Compartilhe:
Prefeita Jove Oliveira anuncia lockdown no município
Prefeita Jove Oliveira anuncia lockdown no município

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, assinou nesta segunda-feira (22), o Decreto Municipal Nº 18 de 22/02/2021, determinando novas medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento da pandemia do Covid-19 no município. A medida teve transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O decreto estabelece novas restrições a partir da próxima quarta (24) até o dia 07 de março de 2021, e lockdown total em Piripiri em dois finais de semana, 27 e 28 de fevereiro e seis e sete de março. 

Farmácias, supermercados, pet shops, mercearias, mercadinhos, padarias, lojas de conveniências (alimentos), postos de gasolina, celebrações religiosas, bancos, lotéricas, serviços funerários entre outros, por serem serviços essenciais poderão funcionar regularmente, desde que observados os protocolos adotados pelo Comitê de Operações Emergenciais - COE e Comitê PRO Piauí.

Já as atividades presenciais não essenciais só poderão funcionar em Piripiri das 8h e 17h. Os bares e restaurantes até às 23h. Em ambos os casos, o funcionamento será de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e nos feriados estas atividades estão suspensas, podendo funcionar apenas nas modalidades delivery ou drive thru.

Fica proibido pelo decreto, transitar em vias públicas sem o uso de máscara. Está suspensa também a permanência de pessoas em vias públicas entre as 23h15 e 5h e o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas.

A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, podendo solicitar a colaboração de outras polícias (PF, PRF) e do Ministério Público.  

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro anunciou que o Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) vai receber 20 novos leitos e que o trabalho vai continuar para evitar o colapso.

“Estamos no mesmo barco. Vamos esquecer a politicagem, o apoio tem que ser total, vamos combater a Covid-19. Todos juntos colaborando com este decreto. Não existem super-heróis, mas vamos dar o melhor que temos dentro de nós, vamos desmanchar os palanques”, destaca a prefeita. 

O secretário de Saúde, Gabriel Mauriz, disse que a batalha contra a pandemia do novo coronavírus tem sido incansável pela Secretaria de Saúde e pela Vigilância Sanitária. “As pessoas têm que ter o máximo de sensibilização para esse momento porque a raça humana não pode perder essa batalha para o vírus”, frisa. 

Também participaram da reunião, o major Jairo do 12º Batalhão da Polícia Militar; Procurador Geral do Município, José Bezerra Pereira, Dr. Louça; secretário de Administração, José Amaral Neto, e a vereadora Beatrice Pimentel (PT).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.