Quarta, 14 de Abril de 2021 08:47
86 998652221
Cidades Norte do Piauí

Vandalismo deixa quase 20 mil sem energia na região Norte do estado

Mobilização para o restabelecimento do fornecimento

03/03/2021 09h51 Atualizada há 1 mês
Por: admin
Vandalismo
Vandalismo

A Equatorial Piauí informa que por volta das 7h10 da manhã desta terça – feira (02), atos de vandalismo provocaram o bloqueio da Linha de Distribuição de 69 kV que interliga as subestações Piracuruca e Caraúbas, na região Norte do estado, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia nos municípios Cocal da Estação, Cocal dos Alves, Caraúbas do Piauí, Caxingó e parte das zonas rurais de Murici dos Portelas, Buriti dos Lopes, Joaquim Pires e Piracuruca, impactando 19 mil clientes.

Imediatamente após o bloqueio, equipes de atendimento emergencial, inspeção e manutenção de linha viva de alta tensão foram acionadas para realização de manobras e identificação do defeito. Após a inspeção, foram identificadas 02 torres metálicas danificadas nas proximidades do município de Caraúbas. Próximo às estruturas avariadas, foram encontrados instrumentos como machado, facão, chaves de fenda, que configuram a realização de ato criminoso como causa do problema. A Equatorial Piauí já registrou Boletim de Ocorrência para apuração do caso pelas autoridades competentes.

Mobilização para o restabelecimento do fornecimento

Desde o início da ocorrência, equipes técnicas foram acionadas e estão atuando para realizar manobras e acelerar a recomposição do sistema para as localidades impactadas. O fornecimento já foi normalizado para o município de Cocal da Estação, com a transferência das cargas para atendimento por outro alimentador. Com a ação, foi possível restabelecer o fornecimento a cerca de 7.500 clientes, o que corresponde a quase 40% do total impactado.

Tendo em vista a necessidade de substituição das duas estruturas, foi mobilizada também equipe de construção de linhas, direcionada a partir de Parnaíba, para realização do serviço. Neste momento, equipes estão diretamente empenhadas na operação que visa normalizar o serviço para a região.

Tendo em vista a complexidade do serviço, estima-se, como previsão inicial, que a recomposição ocorra durante a madrugada. Contudo, essa estimativa pode sofrer alteração no decorrer dos serviços, em função das condições climáticas.

A Equatorial lamenta os transtornos e informa que tem empreendido todos os esforços para restabelecer o fornecimento o mais breve possível.

 

Informações – Equatorial Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.