21°C 34°C
Piripiri, PI
Publicidade

Governador prorroga decreto de quarentena no Piauí até o dia 21 de maio

Wellington Dias irá acompanhar a evolução dos casos de covid-19 no estado

30/04/2020 às 17h43
Por: admin
Compartilhe:
Governador do Piaui
Governador do Piaui

O governador Wellington Dias anunciou na tarde desta quinta-feira (30), durante live no Youtube, que foi aprovado por unanimidade depois de reunião com o Comitê de Organização Emergencial de Combate ao Coronavírus, a prorrogação do decreto de quarentena no Piauí até o dia 21 de maio.

Segundo Wellington, serão três semanas para acompanhar a evolução dos casos de coronavírus no Piauí. Até o momento o estado possui 513 casos positivos e 24 óbitos. 

“É importante trabalhar no que acontecerá nessa próxima semana. Teremos mais três semanas para a medição desse acompanhamento e com um conjunto de ações, vamos investir mais na proteção dos profissionais de saúde, investir na proteção da população e investir para ter mais condições de exames, inclusive para aqueles que já estão nos serviços essenciais e, ao mesmo tempo, nós vamos estabelecer a necessidade da testagem dos que vão entrar em atividade. As farmácias também estão se preparando para os recebimentos dos exames, setor público e privado", disse.

Nesta quinta (30) o governo apresentou os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem sobre o nível de contaminação por Covid-19 no Piauí.  O Piauí é o primeiro estado brasileiro a divulgar uma pesquisa de verificação do grau de contaminação. 

De acordo a pesquisa, a estimativa de pessoas infectadas para o Piauí, é de 3.783, baseando-se na taxa de infecção apresentada e no número de habitantes do estado. Apesar da estimativa, no dia 27 de abril, no encerramento da pesquisa, existiam apenas 408 casos notificados pela Sesapi. A pesquisa verificou que a taxa de transmissão básica (R0) do Piauí, atualmente, é de 2,1, ou seja, cada pessoa infectada poderá transmitir o vírus para 2,1 pessoas. Isso significa que as 3.783 pessoas infectadas podem transmitir para aproximadamente oito mil pessoas.

Colapso na Saúde

A projeção mostra que o período de colapso no sistema de saúde está previsto para o período de 27 de maio a 3 de junho, no qual estima-se o número de 194.962 pessoas contaminadas, destas pelo menos 5.849 pessoas precisarão ser internadas, enquanto que o número de leitos totais é de 918.

Wellington Dias afirmou que o Piauí é um dos dez estados que estão no caminho certo para evitar um colapso da pandemia. “O Piauí, infelizmente, não está livre de colapso, mas está entre os dez estados que ainda podem evitar colapso. Temos pelo menos duas semanas que ganhamos por conta do que fizemos que nos permite a condição de ganhar tempo. O isolamento social não é uma vontade minha, mas uma orientação técnica mostrada pela ciência. Aqui,  não faltará esforços, mesmo com a escassez de recursos, toda a prioridade é para fazer acontecer o Plano Covid-19 e a população, em como os empreendedores são aliados essenciais para reduzirmos o risco de contaminação”, explicou. 

Casos no Piauí 

A Secretaria de Saúde informou na noite desta quarta-feira (29) que subiu para 513 o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí. Segundo a Sesapi, 59 novos casos foram registrados em 24 horas e os municípios de Aroazes, Boa Hora e São Lourenço registraram os primeiros pacientes infectados com a covid-19.

De acordo com o órgão, 57 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. Dos casos positivos, são 31 mulheres e 28 homens, com idades que variam de 10 meses a 89 anos. O número de óbitos permanece em 24. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade