21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Piauí Conectado certifica mulheres empreendedoras no Mimbó

As participantes foram capacitadas sobre as perspectivas do mundo dos negócios, com temas sobre planejamento orçamentário familiar, características de uma empreendedora de sucesso, criação de plano de negócio e análise de mercado

28/06/2022 às 13h01
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Buscando orientar e desenvolver o espírito empreendedor feminino nas moradoras do Quilombo Mimbó, a Junior Achievement (JA Piauí), com o apoio da SPE Piauí Conectado, capacitou 18 mulheres da comunidade na teoria e prática dos principais métodos para abrir um negócio. O Programa Mulheres Empreendedoras é uma das ações viabilizadas pela iniciativa Mimbó Conectado, que levou rede de fibra óptica com internet de alta qualidade, bem como ações sociais para os 600 moradores da tradicional comunidade quilombola localizada em Amarante, a 160 km de Teresina.

Piauí Conectado certifica mulheres empreendedoras no Mimbó
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Mimbó Conectado é apenas uma das muitas conquistas alcançadas pela Piauí Conectado, que completou três anos de implantação, neste mês de junho. Resultado da primeira PPP do setor de telecomunicações do Brasil, o projeto já levou acesso à internet banda larga para 168 municípios, beneficiando 2,9 milhões de pessoas através da instalação de uma rede de fibra óptica de qualidade e menor custo em escolas, hospitais, delegacias e órgãos estaduais, além de pontos de acesso com wi-fi livre e gratuito em praças e outros espaços públicos.

Piauí Conectado certifica mulheres empreendedoras no Mimbó
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ademais, a PPP Piauí Conectado garantiu ambientes de aprendizagem seguros, inclusivos e eficazes para todos: já são mais de 205 mil alunos beneficiados em escolas públicas. As perspectivas de futuro, uma vez finalizada sua implantação completa nos 224 municípios do Estado, apontam quase 300 mil estudantes beneficiados pelo projeto. Outro destaque é a redução significativa nos custos com contratos de links de internet e infraestrutura geral de conectividade. O projeto já proporcionou uma economia de cerca de R$ 106 milhões para o Estado.

Até o fim de 2024, o Piauí ficará 100% conectado, gerando melhorias na prestação do serviço público e na qualidade de vida da população. Ao final das obras, o Estado terá uma das redes de telecomunicação mais modernas do mundo, com mais de 11 mil km de fibra óptica instalados, e estará preparado para as tecnologias futuras como a chegada do 5G.

Piauí Conectado certifica mulheres empreendedoras no Mimbó
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Inclusão digital por meio da tecnologia sustentável

O caso da PPP Piauí Conectado se destaca por usar a telecomunicação como vetor de desenvolvimento, descentralizando o acesso à internet dos grandes centros urbanos e levando inclusão digital para cidades de menor porte. O Piauí possui, majoritariamente, cidades com baixa população, com menos de 50 mil habitantes, muitas delas inferior a 10 mil, o que dificulta que esses municípios tenham condições de sozinhos atrair investidores para construção de uma infraestrutura de internet adequada e eficaz. Ao sanar esta dificuldade e promover a expansão da internet no Estado, a PPP aumentou a quantidade de acessos à rede. Só nos pontos de acesso público (PAPs) já são 168 mil GB de dados baixados e 21 mil GB de dados carregados.

No eixo ambiental, o projeto é relevante por usar a tecnologia da fibra óptica para padrões mais sustentáveis de produção e consumo, integrando medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos de atuação. O potencial do projeto indica que, em 30 anos, terão sido evitadas 277 toneladas de emissões de poluentes na atmosfera. Para efeitos de comparação, seria necessária uma área verde equivalente a 24 campos de futebol para alcançar essa marca. Além disso, com a utilização da fibra óptica, o rejeito de mineração evitado pela não exploração do cobre será de 1.619 toneladas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.