22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados no Piauí

Regina Sousa já assinou o decreto que estabelece o fim da obrigatoriedade

25/08/2022 às 07h12
Por: admin
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A Governadora  Regina Sousa já assinou o decreto que estabelece o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no Piauí. O documento, que segue as orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE), deve ser publicado nas próximas horas, no Diário Oficial do Estado. 

“Já [assinei]. Ficaram só recomendações e algumas restrições de alguns locais como, por exemplo, os hospitais. Nos ambientes de saúde, tanto o cliente como o trabalhador terão que usar. No ônibus, transporte coletivo, também a gente está mantendo, mas o resto é a consciências das pessoas”, disse Regina Sousa,  durante a solenidade de inauguração do novo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Piauí, na manhã desta quarta-feira (24).

Apesar da flexibilização, o governo do Piauí decidiu manter o uso obrigatório de máscara em ambientes hospitalares e no transporte público.

Em relação às aglomerações que vêm sendo registradas durante o período eleitoral, a governadora ressaltou que todos esses aspectos também foram analisados pelo Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE).

“O COE avaliou isso também porque nós repassamos essas aglomerações que vem desde abril, na chamada pré-campanha, então já passou no teste porque o COE já analisou todos os aspectos. A positividade nossa caiu bastante, nós estamos próximo do ideal de dizer que está sob controle”, destaca.

egina Sousa pontou ainda o baixo índice de pessoas imunizadas com a quarta dose, ou segundo reforço, no estado. Ela reforçou a importância da imunização para evitar que uma nova onda de Covid-19 cresça no Piauí.

“Não é mais aquela obrigatoriedade, fiscalização, agora é a consciência das pessoas. A gente recomenda, as pessoas tem que ter consciência, porque a gente tem que entender que a nossa quarta dose está muito baixa ainda, 1/4 das pessoas tomaram a quarta dose e é importe tomar e tem vacina, vão tomar suas doses de reforço, é preciso está reforçando a imunidade para não voltar, não ter de novo”, ressalta a governadora.

 

COE  

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) se reuniu na noite da última segunda-feira (22) e deliberou sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.

Para a tomada de decisão, o comitê teve como embasamento os últimos dados do Boletim Epidemiológico Covid-19, da 33ª semana (14 a 20 de agosto), que apresentou uma queda de 50% dos óbitos e 44 % nos casos da doença, em comparação a 32ª semana. 

Os números de internações também apresentaram uma queda, junto com a taxa de transmissibilidade, que saiu de 0,90 para 0,73.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade