21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

TIM está pronta para ativar 5G em 60 bairros de Teresina

Além da capital piauiense, a companhia lança a tecnologia nesta segunda-feira (19) em outras três capitais da região Nordeste: Aracaju, São Luís e Maceió;

19/09/2022 às 17h47 Atualizada em 21/09/2022 às 08h09
Por: admin
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Clientes que têm aparelhos compatíveis não precisam trocar seu chip;

 

Teresina, 19 de setembro de 2022 – A TIM anuncia a ativação da primeira rede 5G Standalone (SA), nesta segunda-feira (19), em Teresina, a partir da liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na capital já conta com a liberação do sinal com duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. A tecnologia estará disponível em 60 bairros, o que corresponde à cobertura de 32% da população da capital. Entre eles estão: Ininga, Primavera, Fátima, Itararé, Mocambinho, Livramento, Mafuá, São Pedro, Vermelha e Ilhota. 

Esta não é a primeira experiência com 5G em solo piauiense. Em março deste ano, a TIM demostrou o uso completo da tecnologia de quinta geração na Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro, com drones, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas controladas à distância. As demais cidades do Piauí terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. 

“O Piauí é um estado estratégico para a TIM e temos feito investimentos robustos em infraestrutura e novas tecnologias. Hoje temos a maior cobertura 4G do estado e vamos ter também a maior e melhor rede 5G, já garantindo nesse início em Teresina pelo menos o dobro da cobertura mínima exigida. Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros”, destaca Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

Além da chegada da tecnologia de quinta geração em Teresina, a TIM segue como líder de cobertura 4G no estado, estando presente em 195 cidades, e com o objetivo de chegar a 100% dos municípios até 2023. Atualmente, a operadora detém 29,1% de participação no mercado piauiense, o que corresponde a mais de 915 mil clientes na sua base. 

Novas possibilidades e experiências para os consumidores

Para navegar na rede 5G da TIM, não será necessário trocar de chip. Basta ter um smartphone compatível com a nova tecnologia. Os clientes pós-pagos contam com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet, já disponível para ativação nos canais de atendimento da operadora.

Quem aderir à oferta em até três meses terá gratuidade no uso do pacote por um ano. Esse booster 5G oferece também navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports, e evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos em parceria a AWG Games – plataforma responsável por títulos como Fortnite e GTA V – e outras soluções.

Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos gigabites por segundo, até cem vezes mais veloz que a rede 4G, o consumidor poderá, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos. Quem trabalha em home office vai conseguir baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente e profissionais que utilizam nuvem ou precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências.

Outra grande vantagem do 5G é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo e com qualidade de navegação.

Pioneirismo no 5G

A TIM é única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone no Brasil, permitindo que o país se beneficiasse da tecnologia 5G de excelência mundial. O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de se tornar a operadora mais querida do país. A TIM vem trabalhando para o 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e com a realização de pilotos em todo o Brasil.

A operadora realizou diversos projetos piloto pelo país, com dezenas parceiros e em diversos segmentos, atendendo aos mais distintos desafios. São exemplos as primeiras aplicações em Brasília, durante o Digital Day; o projeto piloto para o Agronegócio, em Rondonópolis (MT); a rede de testes 5G na linha da montagem da Stellantis, em Goiana (PE); e o case na Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro.

Além de Teresina, a TIM já ativou a rede de quinta geração em outras 18 capitais. Brasília foi a primeira a receber o serviço, em julho, seguida de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Palmas (TO), Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL) e São Luís (MA). As demais capitais também terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pelo órgão regulador.

Bairros onde a TIM terá o 5G em Teresina: 

 

Bairros

Santa Isabel

Beira Rio

Parque Poti

Cabral

Triunfo

São Francisco

Iningá

Santa Lia

Mocambinho

Frei Serafim

Pio Xii

Noivos

Primavera

Jóquei

Campestre

Fátima

Cidade Nova

Tabuleta

Água Mineral

Redenção

Ilhotas

Por Enquanto

São João

Recanto Das Palmeiras

Tancredo Neves

Itaperu

Planalto

Parque Ideal

Memorare

Bom Jesus

Comprida

Aroeiras

Zoobotânico

Monte Castelo

Novo Horizonte

Centro

São Cristóvão

Uruguai

Morada Nova

Buenos Aires

Redonda

Cristo Rei

Macaúba

Catarina

Três Andares

Gurupi

Horto

Livramento

Mafuá

Alto Alegre

Marquês De Paranaguá

Itararé

Vermelha

Real Copagre

São Raimundo

N. S. Das Graças

Embrapa

Piçarra

São Pedro

Aeroporto

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade