Devido a pandemia do novo coronavírus, a 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II foi cancelada. O evento seria realizado de 11 a 14 de junho deste ano. Segundo a organização, a decisão foi tomada visando à preservação da saúde pública e obedecendo a todas as normas e orientações dos órgãos competentes.
A Prefeitura de Pedro II, o Governo do Estado do Piauí e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) decidiram pelo cancelamento do evento que acontece, tradicionalmente, no feriado de Corpus Christi e atrai turistas de todo o país.
Segundo o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, a decisão foi tomada com o objetivo de manter o índice de isolamento social e evitar a propagação da Covid-19.
Curta ou siga nossa fanpage - Siga nosso Instagram - Siga-nos no Twiter
“Isso se deu em virtude das normas sanitárias. O evento é aberto e aglomera milhares de pessoas, o que não é permitido, conforme o decreto vigente. O festival é muito importante para a cultura e turismo do estado, mas infelizmente tivemos que cancelar, pelo bem de todos”, contou.
multi
Multidão comparece ao Festival de Inverno em Pedro II — Foto: Assessoria de Imprensa/Secult
Além do Festival de Inverno, todos os eventos do estado estão suspensos desde março. A Secretaria de Cultura do Piauí (Secult) lançou O Festival “Sossega o Facho em Casa”, que selecionou por meio de edital, 165 artistas piauienses que farão apresentações pela internet através de suas redes sociais. O objetivo é manter o isolamento e garantir renda a esses artistas.
O Festival de Inverno de Pedro II é considerado um dos maiores eventos culturais do Piauí e do Nordeste. Envolve música, artesanato, além de valorizar a culinária e turismo local. Artistas regionais se apresentam, assim como bandas de renome nacional, dentre elas: Paulo Ricardo, Adriana Calcanhoto, Erasmo Carlos e Skank.