A Associação Cultural dos Amigos da Música Eficiente (ACAME), no bairro Mocambinho em teresina, que integra a rede estadual de ensino do Piauí, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 24, a visita de um membro da comunicação da Itália, com objetivo de conhecer as ações do projeto. Na oportunidade, o secretário da Educação, Ellen Gera, anunciou o investimento de cerca de 300 mil reais para cobertura do anfiteatro do espaço.
Durante a visita o fotógrafo italiano, Stefano Bandini, conheceu a estrutura e as histórias de inclusão social promovidas no local, que utiliza a música como ferramenta de desenvolvimento social e intelectual para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Na oportunidade, a equipe do Centro apresentou um teaser de um documentário, que está sendo produzido e registra os desafios, conquistas e a evolução das crianças e adolescentes que possuem deficiências físicas ou intelectuais. A data de estreia oficial está prevista para o dia 03 de dezembro de 2022.
“É um projeto que foi idealizado em 2013. Hoje, com essa parceria com o Estado, conseguimos ter essa reforma que tornou a ACAME o primeiro Centro de Música Eficiente do Piauí. A maior ferramenta aqui é trabalhar a inclusão através da música para pessoas com deficiência. Eles passam por um processo de reabilitação através da musicoterapia e são inseridos dentro do ensino musical, aprendendo alguns tipos de instrumento, como teclado, bateria, a parte percussora, a flauta doce. Nós damos, também, autonomia para que ele possa fazer qualquer tipo de atividade fora daqui”, explicou professor, musicoterapeuta e coordenador do local, João Gilberto.
O secretário Ellen Gera destacou que o Música Eficiente é um projeto que une arte e cultura para incluir e que nos últimos ano tem se expandido e hoje, além de uma sede em Teresina, o projeto possui núcleos nas cidades de Demerval Lobão, Miguel Alves, Barro Duro e Luzilândia. São mais de 230 crianças, jovens e adultos atendidos pelos serviços atualmente.
“Temos muitas Políticas Públicas implementadas desde 2003, quando foi institucionalizada a Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid). De lá para cá foram muitas políticas públicas implementadas no nosso Estado, não só com o Ceir, mas também com a criação do Centro Integrado de Educação Especial (Cies). As escolas também foram sendo adaptadas e vários projetos promovem o bom acolhimento e a inclusão das pessoas com alguma deficiência”, explicou o secretário Ellen Gera.
A associação passou por uma completa reestruturação e no dia 15 de dezembro de 2021 foi entregue à população com um investimento de mais de 500 mil reais. Na obra foi realizada a reorganização dos ambientes internos para adequação às atividades desenvolvidas no local, instalação de estúdios de som, reforma da fachada, construção de anfiteatro, implementação de paisagismo externo, execução de novos revestimentos, novas instalações elétricas, hidrossanitárias e pintura do prédio. Agora, o local ganha mais 300 mil em investimentos, anunciados pelo secretário Ellen gera, para a cobertura do anfiteatro.