21°C 34°C
Piripiri, PI
Publicidade

Seduc aplica Simulado Enem+ para 30 mil estudantes da rede estadual

Como parte da estratégia de avaliação contínua da aprendizagem e com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria ...

07/05/2025 às 16h35
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Como parte da estratégia de avaliação contínua da aprendizagem e com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta quarta (8) e quinta-feira (9), a primeira edição do Simulado Enem + 2025, para 30 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual,

A iniciativa tem como foco diagnosticar o desempenho dos estudantes e orientar intervenções pedagógicas ao longo do ano letivo.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que o simulado cumpre dupla função: preparar os alunos para o Enem e gerar dados diagnósticos precisos, que orientam o trabalho pedagógico das escolas.

“A escola de Tempo Integral nos dá condição de aplicar avaliações como o Simula Enem+ sem atropelos, com tempo para analisar os resultados e atuar de forma pedagógica. Isso fortalece o processo de aprendizagem e a preparação dos estudantes”, afirmou Bandeira.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Enem+ funciona como treino para a prova oficial

O simulado Enem + foi elaborado baseado nas habilidades previstas nas matrizes do Enem. A prova simula o tempo, formato e complexidade da prova oficial.

A gestora do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Solange Viana, Ariadna Cavalcante, destaca o impacto da ação para o trabalho pedagógico nas escolas. “O Enem+ funciona como um treino real. Ele ajuda o aluno a lidar com o tempo de prova, com a leitura de textos novos, gráficos e a estrutura do Enem. A partir dos resultados, a escola identifica as lacunas e foca no que precisa ser melhorado. É uma ferramenta poderosa para fortalecer a aprendizagem”.

Para Maria Clara de Sousa, estudante da 3ª série do ensino Médio Ceti Solange Viana, o simulado é uma oportunidade de aprendizado. “Como nunca tive contato com a prova do Enem, minha expectativa com o Enem+ é aprender a organizar meu tempo em cada questão, me familiarizar com os textos longos e gerenciar a ansiedade. Também espero que o simulado me aponte quais conteúdos ainda preciso reforçar.”

Talysson Ryan de Sousa Alencar, também aluno da 3ª série do Ceti, vê o simulado como um importante treino para o Enem. “A expectativa é que o simulado ajude a entender como será a prova, treinar nossas competências e identificar dificuldades que podem ser corrigidas antes do Enem. Isso nos dá uma visão mais clara sobre nosso desempenho e o que precisa ser melhorado.”

Política de dados e intervenção pedagógica

Os dados gerados a partir dos simulados são analisados pelos técnicos da Seduc e pelas equipes pedagógicas das escolas, permitindo ajustes nos planos de aula e ações de reforço para os estudantes.

“A avaliação contínua é um dos pilares do novo currículo da rede estadual. Com base em dados, podemos oferecer um acompanhamento pedagógico mais aprofundado com reforço personalizado. O foco é claro: ninguém fica para trás”, afirmou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Ao longo de 2025, a Seduc aplicará três edições do Simulado Enem+. A meta é fortalecer, ainda mais, o desempenho dos estudantes da rede estadual no Enem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.