21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Ônibus Lilás aconteceu município de Anísio de Abreu, São Lorenço do Piauí, Fartura do Piauí, Bonfim do Piauí.

As ações do Ônibus Lilás no Território da Serra da Capivara 700 mulheres.

22/11/2022 às 14h55
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) levou os serviços do Ônibus Lilás para os municípios de Anísio de Abreu, São Lorenço do Piauí, Fartura do Piauí e Bonfim do Piauí. Foram oferecidos atendimento psicossocial, jurídioco, informações sobre a Lei Maria da Penha, campanha 16 dias de Ativismo – Ei mermã, você não está sozinha.

As ações nos territórios citados contemplaram 700 mulheres do Território Serra da Capivara. Na cidade Anísio de Abreu, comunidade Barreiro, Escola Félix José da Costa, foi realizado ação de prevenção à violência doméstica e disponibilização dos serviços de assistência psicossocial e jurídica. Durante a ação estiveram presentes a Diretora da Escola, Daniela Costa; a Secretária de Assistência Social, Sirleide Pereira; Primeira-dama Solange Ribeiro; Representante da Saúde, o médico Anderson; Secretária do SSP, Jaqueline Siqueira.

“O Ônibus Lilás em nossa região permitiu que as nossas mulheres tirem dúvidas sobre a violência doméstica. Aqui na palestra podemos perceber que as mulheres contaram casos cotidianos sem percerber que era violência e isso faz com elas reflitam e tomem coragem de procurar nosso CRAS, CREAS e principalmente as delegacias para o registro da ocorrência. A ação do Ônibus Lilás é super importante acontecer mais vezes porque envolve a comunidade e o setor público e toda a cidade termina ficando envolvida na reflexão da importância de enfrentar a violência doméstica”, pontuou a a Secretária de Assistência Social, Sirleide Pereira.

No municipio de São Lourenço do Piauí, na comunidade Vereda do Caldeirão, estiveram presentes o prefeito Biraci Damaceno, secretária de Assistência Social, Eunice Ribeiro, secretária de Saúde, Juciara Ribeiro, Secretária de Educação, Maria Bonfim, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Micanor e Psicológa, Brenda Costa. A ação beneficiou as comunidades Lagoa do João, Araguia, Logoa de Barro, Toca da Ema, Caldeirão e Queimada Velha.

A Psicológa, Brenda Costa, pontuou que ver as mulheres da zona rural no espaço escutando atentamente sobre os tipos de violência e como elas podem denunciar é muito importante. “Nosso papel enquanto psicologos e assistentes socias no acolhimento da mulher que sofre agressão é fundamental para que ela compreenda que não tem culpa de ser vítima e que junto ao setor público, ela pode encontrar uma saída para enfrentar a violência. Sabemos que quando uma mulher sofre violência, por exemplo psicológica, ela demora ainda mais perceber as marcas desse momento porque não fica machucado na pele como a violência física”.

No município de Fartura do Piauí, foram disponibilizadas palestras sobre formas de combate e denúncia das violências contra as mulheres e meninas, ao tempo que foi ofertado atendimentos psicológico à comunidade e feito testes de glicemia, auferimento de pressão e distribuídos materiais de cuidado com a saúde feminina.

Participaram da ação o prefeito Orlando Costa, representando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delcirio dos Reis, a Secretaria da Assistência social Simone Neves, toda a rede de atendimentos às mulheres daquela cidade.

“As mulheres rurais têm mais dificuldades de procurar as delegadas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que fica mais próximo e também têm dificuldades de procurar os serviços na cidade pelo motivo de medo, distância e não saber que vivem uma violência. Os número de registro de ocorrência são poucos na zona rural, mas isso não quer dizer que não aconteça casos de violência e o nosso papel aqui no Ônibus Lilás é justamente é dizer às mulheres rurais que podem contar com o Sindicato para denunciar qualquer agressão contra as mulheres, pois acionaremos a rede de atendimento no muncípio e Estado”, declarou o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delcirio dos Reis.

A última cidade do Ônibus Lilás no Território da Serra da Capivara foi em Bonfim do Piauí. Ocorreram apresentações culturais com os alunos da Escola Nossa Senhora da Conceição e de uma dança apresentada por meninas do grupo NUCA (Selo UNICEF) na abertura e finalização do evento. Houve a palestra ministrada pela equipe da Coordenadoria de Mulheres com o tema “Os tipos de violências contra a mulher”, além de atendimento médico oferecido pela Unidade de Saúde, dos testes rápidos de Sífilis, Epatite B e C, exame citopatológico e atualização de vacinas. As falas da vereadora Sandra, do secretário de Saúde Altair, do secretário de Educação, Raimundo Emídio, e da Diretora da UBS, Maria Daiane, reforçaram a importância do momento para a comunidade e reafirmaram parceria dos poderes públicos na luta pelo fim das violências contra as mulheres.

” Nosso papel à frente da Câmera dos Vereadores no nosso município é pensar projetos e ações que se integram e pensem o empoderamento da mulher em varias áreas e por isso o Ônibus Lilás é bem-vindo ao nosso município porque são mais de 200 mulheres atendidas pelos serviços ofertados que vão desde a saúde até a informação sobre a violência doméstica. Portanto, estamos muito feliz com essa parceria com a Coordenadoria de Mulheres e queremos levar essa informação da prevenção à violência doméstica para mais regiões do nosso município. Aqui eu ocupo um espaço de poder e todas as mulheres junto comigo também estão ocupando”, destaca vereadora Sandra.

Ônibus Lilás aconteceu município de Anísio de Abreu, São Lorenço do Piauí, Fartura do Piauí, Bonfim do Piauí.
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ônibus Lilás aconteceu município de Anísio de Abreu, São Lorenço do Piauí, Fartura do Piauí, Bonfim do Piauí.
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ônibus Lilás aconteceu município de Anísio de Abreu, São Lorenço do Piauí, Fartura do Piauí, Bonfim do Piauí.
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ônibus Lilás aconteceu município de Anísio de Abreu, São Lorenço do Piauí, Fartura do Piauí, Bonfim do Piauí.
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.